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3 Alavancas para Aumentar o Faturamento do seu Restaurante

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O mercado de delivery alimentício está mais concorrido do que nunca, e os empresários do ramo precisam de estratégias eficazes para aumentar o faturamento do seu restaurante.

Se o seu negócio está com o crescimento estagnado e você não sabe mais o que fazer para aumentar o faturamento do seu restaurante, saiba que existem 3 alavancas poderosas para isso.

Vender mais é apenas uma delas, vamos aprofundar cada uma dessas estratégias e fornecer insights valiosos para donos de pizzarias, restaurantes, lanchonetes e outros negócios de delivery lucrarem mais.

1 – Vender Mais: Atrair Novos Clientes

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A primeira, e mais óbvia, alavanca para aumentar o faturamento é atrair novos clientes. A diversificação e ampliação do alcance do seu público pode ser feita através de várias estratégias de marketing e parcerias.

Se o seu negócio está começando e você ainda não explorou todo o potencial de mercado da sua área de atendimento, comece trabalhando nessa alavanca.

Estratégias para atrair novos clientes e vender mais:

Marketing Digital:

As redes sociais, como Facebook, Instagram e TikTok, são o melhor lugar para interagir com o seu público e promover seus pratos e ofertas especiais. Praticamente todo mundo atualmente utiliza ao menos uma rede social.

Aqui temos dois caminhos, o alcance orgânico, onde você investe na criação de conteúdos de qualidade (publicações e vídeos) para gerar engajamento e alcançar novos clientes em potencial. E o tráfego pago, onde você cria campanhas de anúncio pagas para alcançar mais pessoas.

O tráfego pago é o mais recomendado para atrair novos clientes. Uma vez que você tem maior controle sobre o público alvo da sua campanha, podendo assim definir que os seus anúncios seja exibidos apenas para pessoas que estão dentro da sua área de entrega, no seu horário de atendimento, e podendo inclusive filtrar para exibir apenas para quem ainda não te segue ou nunca pediu com você.

Investir em tráfego pago, com a ajuda de um gestor de tráfego, é um dos melhores investimentos que você pode fazer no seu restaurante.

SEO Local: Otimize seu site e perfis de mídia social para buscas locais. Isso inclui a utilização de palavras-chave relevantes, como “melhor pizza delivery na [sua cidade]”, e a atualização regular de informações nos perfis do Google Meu Negócio.

Dessa forma o seu restaurante terá mais chances de ser encontrado na busca das pessoas.

Parcerias: Parcerias com influenciadores locais e food bloggers podem aumentar significativamente a visibilidade do seu restaurante.

Marketplaces: Estar presentes nos principais aplicativos de marketplaces da sua cidade, como iFood e Aiqfome, é praticamente obrigatório para qualquer delivery alimentício.

Mesmo que você considere as taxas cobradas por esses apps muito altas, você não pode desconsiderar a excelente vitrine que eles são para atrair novos clientes para o seu restaurante.

Oferecer benefícios para atrair novos clientes como cupons de desconto ou entrega grátis pode ser muito poderoso. Mas tenha muito cuidado com a precificação do seu cardápio para evitar prejuízos.

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Além disso, oferecer promoções e cupons de desconto para novos clientes pode incentivar o primeiro pedido. Plataformas como a Expresso Delivery permitem criar campanhas de marketing direcionadas, ajudando a atrair novos clientes de maneira eficiente.

Como a Expresso Delivery Pode Ajudar a Vender Mais:

A plataforma Expresso Delivery possui poderosas ferramentas de marketing para atração de clientes, confira algumas:

  • Cupom de desconto para primeira compra: O clássico cupom de desconto para primeira compra sempre funciona.
  • Combo único por cliente: É possível limitar que cada cliente possa comprar apenas uma vez um determinado combo promocional. Funciona muito bem como produto isca.
  • Pixel do Facebook via API: Pixel do Facebook, TikTok e Google Ads são essenciais para otimizar os resultados das suas campanhas de tráfego pago.

2 – Vender Melhor: Aumentar o Ticket Médio dos Pedidos

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Aumentar o ticket médio dos pedidos é uma estratégia eficaz para aumentar o faturamento sem necessariamente aumentar o número de clientes. Isso pode ser feito oferecendo produtos adicionais ou complementares, como bebidas, sobremesas ou combos.

Se você já trabalha há alguns anos na mesma região pode sentir que atingiu o teto de novos clientes que pode atrair com a nossa primeira alavanca. Nesse caso o próximo passo é tentar lucrar mais com os pedidos que você já recebe.

Estudos mostram que o upselling pode aumentar as vendas em até 30% (Fonte: Salesforce). Implementar sugestões de upsell diretamente no seu sistema de pedidos online pode ser uma maneira eficaz de incentivar os clientes a gastarem mais em cada pedido.

Estratégias:

  • Combos e Ofertas Especiais: Crie combos de refeições que ofereçam uma combinação de itens populares a um preço atrativo. Estudos da QSR Magazine mostram que ofertas de combo podem aumentar o ticket médio em até 20%.
  • Upselling e Cross-selling: Treine sua equipe e configure seu sistema de pedidos online para sugerir itens adicionais aos clientes durante o processo de compra. Produtos como sobremesas, bebidas ou acompanhamentos são ótimas opções para essa estratégia.
  • Engenharia de Cardápio: Apenas alterando a forma como você organiza e apresenta os itens do seu cardápio pode te fazer lucrar até 15% mais.

👉 Confira também: 5 Dicas de Como Aumentar o seu Ticket Médio

Como a Expresso Delivery Pode Ajudar a Aumentar o Ticket Médio:

A plataforma Expresso Delivery possui várias ferramentas de Marketing e Fidelização que ajudam a aumentar o ticket médio:

  • Sistema de upsell e venda sugestiva: Sugestões de itens adicionais durante a compra.
  • Sistema de combos avançado: Criação de combos promocionais que limitam as opções de montagem dos itens, incentivando a compra de produtos adicionais.
  • Cupons de desconto e promoções: Criação de promoções específicas para aumentar as vendas de itens com maior margem.

Essas funcionalidades incentivam os clientes a adicionar mais itens ao pedido, aumentando o valor médio de cada compra.

3 – Vender Mais para os Mesmos Clientes: Melhorar a Fidelização de Clientes

A terceira alavanca é melhorar a fidelização dos clientes, aumentando a frequência de compras e o valor de vida do cliente (LTV).

Nessa etapa começamos a pensar em estratégias de longo prazo para sustentabilidade do nosso negócio. É muito mais fácil vender novamente para um cliente que já te conhece do que tentar conquistar um novo.

Segundo a Harvard Business Review, aumentar a retenção de clientes em 5% pode resultar em um aumento de lucro de 25% a 95%.

Estratégias:

  • Programas de Fidelidade: Implemente programas de fidelidade que recompensem clientes por pedidos repetidos.
  • Experiência do Cliente: Ações como investir em boas embalagens e manter o tempo de entrega baixo para oferecer uma boa experiência de compra para os clientes é essencial para a fidelização.
  • Marketing de Relacionamento: Envie notificações push personalizadas e ofertas exclusivas para clientes recorrentes.
  • Feedback e Melhoria Contínua: Solicite feedback dos clientes e mostre que suas opiniões são valorizadas. Ajustar seu menu e serviços com base no feedback pode aumentar a satisfação e a lealdade dos clientes.
  • Incentive o 2º Pedido do Cliente: Muito se fala e se investe no primeiro pedido do cliente, mas estudos revelam que o cliente se torna fiel à partir do terceiro pedido. E como você já investiu em marketing e desconto para trazer o cliente, vale muito a pena investir um pouquinho mais fidelizá-lo.

Como a Expresso Delivery Pode Ajudar na Fidelização de Clientes:

O módulo de Ferramentas de Marketing e Fidelização de Clientes da Expresso Delivery é projetado para aumentar a retenção e a frequência de pedidos:

  • Programa de fidelidade flexível: Permite personalizar as regras de acúmulo de pontos, incentivando a repetição de pedidos.
  • Jogos de fidelização exclusivos: Jogos como Roleta da Sorte e Pênalti Premiado incentivam o cliente a fazer novos pedidos para ganhar prêmios.
  • Envio de notificações push: Segmentação de clientes para envio de promoções e lembretes personalizados.
  • Avaliação de pedidos: Notificação automática solicitando a avaliação do pedido, relatórios e um gerador de stories para compartilhar os melhores depoimentos nas redes sociais.
  • Comanda fidelizadora de clientes: para fidelizar os clientes dos marketplaces para o seu cardápio digital próprio sem gastar com panfletos.

Essas ferramentas ajudam a manter os clientes engajados e incentivam a realização de novos pedidos, aumentando o LTV e a frequência de compra.

4 – Dica Bônus

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Se você já trabalhou bem essas três alavancas na sua empresa, pode ser que o que esteja limitando o crescimento do seu faturamento não seja a falta de pedidos. Mas sim algum gargalo na sua operação, geralmente a logística ou a própria produção.

Nessa situação, ações que incentivam os pedidos em dias e horários de menor movimento funcionam muito bem para diminuir o impacto do seu gargalo operacional e aumentar o seu faturamento.

A plataforma Expresso Delivery oferece algumas funcionalidades que podem ajudá-lo:

  • Combos e promoções com limite de vendas diário: incentivando assim os primeiros 20 pedidos, por exemplo.
  • Agendamento de promoções: programe os dias da semana em que os combos e promoções ficarão ativos.
  • Incentivos para retirada: ações promocionais exclusivas para pedidos à retirar, aliviando o gargalo da logística.
  • iFood Entrega Fácil: integração com a logística do iFood para solicitar entregadores sob demanda quando houver algum incidente ou gargalo na logística.

Conclusão

Aumentar o faturamento de um restaurante delivery não precisa ser complicado. Focando nas alavancas certas em cada momento da empresa, donos de pizzarias, restaurantes e lanchonetes podem ver um crescimento significativo no faturamento. Plataformas como a Expresso Delivery são aliadas valiosas nesse processo, oferecendo ferramentas de marketing e fidelização integradas.

Você está pronto para implementar essas estratégias e ver seu faturamento crescer?

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