Gestão e Administração

Estratégias para fidelizar os clientes do seu estabelecimento comercial

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Expresso Delivery
Escrito por Expresso Delivery

Ter clientes fiéis e regulares é o sonho de qualquer dono de negócio.

Selecionamos estratégias essenciais para você aplicar agora mesmo e fidelizar os clientes do seu estabelecimento comercial.

CONHEÇA O CLIENTE

O primeiro passo essencial para que se consiga fidelizar o seu cliente é conhecê-lo a fundo, pois a partir daí será possível entender como ele pensa e o que ele prefere.

Será que ele considera brindes um benefício relevante? Ou será que ele prefere descontos interessantes, créditos para compras futuras ou até mesmo um programa de fidelidade único? Essas informações devem ser obtidas por meio de pesquisas.

Entender os valores do cliente e em que ele acredita é primordial para fidelizá-lo. É importante saber como eles se comunicam e por que compram do seu negócio.

BOM ATENDIMENTO

Atender bem o cliente e fazer com que ele se sinta confortável e especial é o segundo passo para que a fidelização seja possível.

O cliente deve gostar de frequentar o seu estabelecimento e deve enxergar o vendedor como um parceiro.

O QUE OS CLIENTES PENSAM E DIZEM

O que os clientes pensam da sua empresa e o que andam dizendo por aí sobre ela deve ser uma preocupação latente. Com as redes sociais, essa tarefa se tornou mais fácil e prática.

Analisar as opiniões positivas e negativas dos seus clientes, ajuda no planejamento de ações e nos processos internos da empresa.

COMUNICAÇÃO ADEQUADA

Seja um boletim informativo por e-mail, uma mensagem mensal ou um cartão de lembrete, mantenha uma comunicação regular e adequada para cada cliente.

Dedique tempo para criar e manter um banco de dados de informações de contato, incluindo endereços de telefone, e-mail e correio.

Comunique-se corretamente e de forma relevante também pelas redes sociais e para isso você precisará de uma boa equipe.

SEJA PESSOAL

Ninguém gosta de contatos genéricos. Procure usar o nome do seu cliente ao fazer contato com ele e não seja tão formal, use o humor de forma inteligente.

Lembre-se de ocasiões especiais. Envie cartões de aniversário de clientes regulares, cartões de aniversário, cartões de férias. Brindes também são boas ferramentas de acompanhamento. Use a criatividade para entreter e agradar o cliente.

CAPRICHE NO PÓS-VENDA

Quando você conversa ou visita clientes, muitas vezes receberá referências, o que pode levar a novos negócios.

Manter contato regular com os clientes é muito importante pelo feedback recebido e isso ajudará a desenvolver uma relação duradoura.

MONITORE AÇÕES

Qualquer ação que for feita na busca por fidelização do consumidor deve ser monitorada.

Para que os resultados desse monitoramento sejam positivos, é essencial uma boa equipe de CRM (Customer Relationship Management).

A partir dos resultados analisados, será possível entender melhor o seu cliente e sua necessidades.

Coloque já em prática essas dicas e conquiste seus clientes.

Até o próximo post! 🙂

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