Estratégia Gestão e Administração Marketing e Publicidade

Programa de Fidelidade

Mulher negra feliz comendo pizza e mexendo no celular, com emojis saindo pela tela.

Descubra por que você deve implementar ainda hoje a estratégia de marketing do Programa de Fidelidade para Delivery

Todos nós sabemos que no mundo dos deliveries a concorrência é grande. Para fidelizar um cliente é muito difícil, afinal, ele está sendo bombardeado por todos os lados com promoções, levando a competitividade de muitos deliveries para uma grande guerra de preços, mas sem gerar nenhum tipo de valor para seu cliente.

Com isso, o faturamento do delivery fica imprevisível e muito instável. Mas calma, não precisa se desesperar. Existe uma solução para isso, que é trabalhar na retenção destes clientes. Ou seja, em mantê-los como clientes fiéis ao seu restaurante.

Pizza de calabresa em formato de coração, em uma bancada escura com elementos de culinária incorporando a imagem.
Pizza em formato de coração | Copyright: Envato Elements

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Harvard, se você conseguir reter 5% mais seus clientes, você pode experimentar um aumento de 25% à 95% em seus lucros!! A fonte está neste link, se quiser conferir. E a pesquisa original, em inglês, está neste link aqui.

“Mas… e como começar a fidelizar meus clientes?”

Um Programa de Fidelidade é uma das ferramentas mais poderosas quando falamos em estratégia de marketing para delivery, que ajuda os restaurantes a fidelizar mais clientes e tornar verdadeiros fãs.

Muitas pessoas acham que um programa de fidelidade só serve para oferecer vantagens aos clientes, funcionando como uma máquina de descontos. Mas calma lá, não é bem assim.

Se você aplicar esta ferramenta corretamente (vamos te ajudar com isso logo abaixo), sem sombra de dúvidas pode conseguir fidelizar muitos clientes e ainda aumentar o seu faturamento.

O objetivo de um programa de fidelidade é conseguir fazer com que aqueles clientes indecisos passem a se identificar mais com o seu delivery do que com outros. Desta forma, ao invés de simplesmente dar descontos ou produtos gratuitos, você pode construir um  relacionamento mais forte. E BUM! Ele irá gastar com mais frequência no seu negócio.

Homem feliz porque aumentou o faturamento do seu delivery após implementar a estratégia de marketing do Programa de Fidelidade.
Homem feliz fazendo símbolo do Ok com a mão | Copyright: Envato Elements

“Ok, já entendi a importância desta estratégia de marketing e quero por em prática. Me explica agora como eu faço para implementar em meu delivery!”

Antes de mais nada, você precisa definir as regras (ou também chamada de “mecânica”) do seu Programa de Fidelidade. Então, responda as perguntas abaixo para definir como vai funcionar:

1. Como serão os pontos do seu Programa de Fidelidade?

É importante deixar claro como o cliente irá pontuar. Vamos te dar algumas sugestões:

  • Valor do pedido (R$ 1 = 1 ponto);
  • Por pedido (1 pedido finalizado = 1 ponto);
  • Por produto (Cada produto ou categoria vale X pontos, como por exemplo: 1 pizza = 10 pontos, 1 bebida = 3 pontos, etc);
  • Por valor do produto (R$ 1 = X pontos, por exemplo: Pizza de R$ 50 = 150 pontos).

A forma mais comum é ser 1 ponto a cada pedido, mas você pode incrementar essa regra e tornar as coisas um pouco mais interessantes:

Imagina você oferecendo algo como: “Na compra de 10 pizzas grandes, ganhe este lindo Squeeze”

Esse tipo de ação requer um cuidado especial para somar esses pontos, tanto para garantir que realmente somente as pizzas grandes (como no exemplo) irão pontuar, quanto para que o cliente não fique com dúvidas se está pontuando ou não.

Na plataforma Expresso Delivery você consegue personalizar este tipo de pontuação de forma bem simples. Se você já é um cliente Expresso Delivery, acesse este artigo e veja como configurar.

Atenção: a pontuação precisa ser alcançável para que o cliente não desanime em participar do seu Programa de Fidelidade. Lembre-se: precisa ser bom para os dois lados.

Você poderia até mesmo fazer como a Vikings Pizza que criou a Vikings Coins, sua própria moeda, que pode comprar prêmios exclusivos que não existem no cardápio. Esse delivery apostou nesta estratégia de marketing e fez um grande sucesso. Demais né?

Campanha de marketing da Vikings Pizza, com as moedas que fazem parte do seu programa de fidelidade.

E por falar em Campanhas Publicitárias, nós temos um artigo com várias ideias de promoções para pizzarias e lanchonetes.

2. Quais serão os prêmios?

Esse ponto precisa ser pensado com carinho, pois é a motivação pelo qual o cliente vai aderir ao Programa de Fidelidade do seu delivery.

Pense no seguinte: o que VOCÊ gostaria de ganhar? Você ficaria mais feliz com um voucher de desconto, com um produto do cardápio ou com um combo promocional? Ou então, algum prêmio exclusivo como uma caneca, uma camiseta divertida ou um squeeze (como no exemplo acima)?

Com isso em mente, você pode definir o que cabe no seu bolso, mas também algo que vá encher os olhos do seu cliente e deixar ele maluco em querer acumular pontos logo antes que a promoção acabe.

Crie um nome para seu Programa de Fidelidade

Quando falamos em Programa de Fidelidade para delivery, precisamos pensar em um nome que vai atrair os olhos do seu cliente.

Sim, um nome pode ajudar seu cliente a se engajar mais no seu Programa de Fidelidade.

Isso porque um nome criativo vai causar curiosidade em saber mais e, com prêmios bacanas e uma mecânica bem explicada, certamente terá mais sucesso!

Mulher dona de restaurante feliz pois conseguiu atingir os resultados com a estratégia de marketing do programa de fidelidade do seu delivery.
Mulher feliz porque conquistou novos clientes | Copyright: Envato Elements

Voltando ao case da Vikings Pizza, o nome da campanha é justamente o nome da moeda – que tem até seu modelo exclusivo! Uau! Criativo, não?

Chegou a hora de divulgar!

Para que sua campanha seja um sucesso, você precisa divulgá-la bastante entre sua base de clientes e nas redes sociais.

Um outro meio muito eficiente de divulgar é anexar um panfleto junto à caixa do pedido. Não tem como seu cliente não ver!

Mas a arte precisa ser atraente, mostrando todas as vantagens em fazer parte do SEU Programa de Fidelidade (e não do seu concorrente!). Deixe claro como ele pontua, o prazo de acumular e trocar, quais são os prêmios, enfim.. toda aquela mecânica que citamos acima. Inclusive é bacana indicar onde ele pode encontrar o descritivo da ação, assim você evita dor de cabeça depois.

Dica de ouro: Caso você trabalhe com impulsionamento dos posts do Instagram e Facebook, você pode pegar o código pixel e colocar em sua plataforma de pedidos online como a Expresso Delivery, assim você vai ficar sabendo se o seu cliente colocou produtos no carrinho e se ele finalizou o pedido. Isto serve para você saber se este impulsionamento está valendo a pena.

Conclusão deste Programa de Fidelidade

Ter um programa de fidelidade para delivery não é só dar produtos para seus clientes, mas sim uma estratégia essencial de um restaurante que quer crescer com clientes fiéis.

Com este 3 passos, é possível fidelizar mais cliente e faturar ainda mais:

1 – Analisar e definir a melhor maneira de premiar seus clientes no seu delivery;
2 – Escolher as formas de divulgação do seu programa de fidelidade;
3 – Medir os resultados para entender onde colocar mais energia.

Agora você descobriu porque deve implementar essas estratégias de marketing ainda hoje em seu restaurante delivery! Vamos colocar em prática?

Ah, além do Programa de Fidelidade que você aprendeu neste artigo hoje, você pode se aprofundar mais no assunto com essas 5 Dicas Essenciais para Fidelizar Clientes.

Conta para a gente: você acha que essas dicas vão te ajudar a criar um Programa de Fidelidade matador?

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