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Como Aumentar as Vendas da sua Pizzaria em Plena Crise

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Expresso Delivery
Escrito por Expresso Delivery

Já pensou em aumentar o faturamento da sua pizzaria em 60%, ou mais, em plena crise econômica que afeta o nosso país?

Sim, isso é possível!

Como!?

Explorando todo o potencial que esse grande mercado possui aqui no Brasil. Fique comigo pelos próximos minutos que nesse artigo irei te mostrar como é possível aumentar as vendas da sua pizzaria em plena crise.

Antes de mais nada vamos analisar melhor alguns números do mercado de pizzarias no Brasil para termos uma ideia do potencial que ele possui.

Mercado de Pizzarias e Delivery no Brasil

Se você está pesquisando o mercado para abrir uma pizzaria deve ter se deparado com alguns números animadores, e se você já possui uma pizzaria e deseja expandir as vendas ou abrir outras unidades, veja o potencial desse mercado em constante crescimento.

O Brasileiro é o 2º Maior Consumidor de Pizzas do Mundo

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Isso mesmo, ficamos atrás apenas dos Estados Unidos!

Pra você ter ideia do tamanho desse mercado vamos traduzi-lo em números:

  • O Brasil possui 36 mil pizzarias;
  • No estado de São Paulo, o mercado de pizza movimenta R$ 8,5 bilhões ao ano, vendendo aproximadamente 620 mil pizzas por dia;
  • A capital paulista possui 6,3 mil pizzarias. Cerca de 80% dessas empresas trabalham apenas com entregas, no sistema chamado delivery;
  • O mercado cresce em média 8% ao ano;
  • Em Curitiba 200 mil pizzas são vendidas por dia;
  • Esse mercado é liderado pelas pequenas empresas (99% são optantes do Supersimples) e movimenta R$ 22 milhões por dia, segundo o SEBRAE;
  • A pizza é o prato mais pedido do mundo, segundo uma pesquisa realizada pelo Grupo HelloFood em 2014.

Números animadores, não é mesmo!? Mas como esse mercado está reagindo em meio a inflação, aumento do dólar, crise política e todo esse caos que a economia do nosso país está passando?

Como o Mercado de Pizzarias Está Reagindo à Crise?

Até o final do primeiro semestre do ano passado (2014), todos tinham grandes expectativas para o Brasil, praticamente todos os setores estavam em crescimento, Copa do Mundo, crédito facilitado, o governo “dando” casas aos ventos com o projeto “Minha casa minha vida”, novas empresas… tudo estava a mil maravilhas.mercado-pizzaria-crise-brasil

Até que veio o traumatizante 7×1 para a Alemanha, eleições, alta do dólar, operação lava jato, aumento do índice de desemprego, a maior inflação dos últimos 15 anos, ou seja, CRISE!

Com mais pais de família desempregados, e a população com menos dinheiro no bolso como o mercado de pizzarias foi afetado?

“Vejo ainda como bom o crescimento, embora esperando 23% cresceu 8%, não era o que imaginávamos, mas olhando para o mercado estamos satisfeitos”

diz Elidio Biazini, franqueador da Dídio Pizza em matéria do G1.

Mesmo com a tão temida crise o mercado cresceu 8%.

“A pizza caiu no gosto do brasileiro, é um produto de uma aceitação muito boa, que tem custo interessante e, consequentemente, você tem penetração em várias classes, A, B, C”

conta Ricardo Salles, franqueado da Dídio Pizza.

O momento de retração da economia é uma oportunidade para aumentar o número de clientes da sua pizzaria. As pessoas vão deixar de sair porque tem que gastar dinheiro com gasolina, estacionamento, etc… Você fazendo delivery atende a necessidade do cliente com um custo benefício interessante.

É possível que uma família de 5 pessoas coma bem gastando menos de R$ 80,00, por exemplo.

A Concorrência é Acirrada!

Como vimos o mercado de pizzarias no Brasil é muito promissor, e claro que com esses números tão expressivos e animadores vem chamando a atenção de muitos empreendedores.

A concorrência é acirrada. Segundo o SEBRAE é preciso se diferenciar, seja nas receitas, nas embalagens, serviços ou no uso de tecnologias para se destacar diante dos concorrentes.

 

O número de pizzarias só aumenta. Principalmente o número de pizzarias delivery, que requer um investimento inicial baixo e possui os custos bem enxutos.

Como se Destacar no Mercado?

Por que o cliente compraria de você e não do seu concorrente?
Variação de sabores, qualidade da pizza, preço, entrega rápida? Você deve ter um diferencial, mas com um mercado cada vez mais concorrido esses fatores já não são mais diferenciais e sim requisitos básicos para sobreviver no mercado.

Então afinal, como eu aumento as vendas da minha pizzaria?

Com Delivery Online e Marketing Inteligente!

“Besteira! Eu já fiz um site, página no Facebook, Instagram, Google +, em todos redes sociais e não tive resultados, só perdi tempo e dinheiro!”

… você pode estar pensando.

Sim, você pode ter passado por uma experiência nada agradável quando o assunto é vendas online. Mas será que você fez o marketing de maneira inteligente?

Vamos ver alguns números do e-commerce no Brasil.

O Potencial do Delivery Online

O delivery online, ou vendas pela internet, é a próxima grande onda no mercado delivery após o disk entrega.

O Brasil conta com 45% da população online acessando conteúdo via computador ou mobile.

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBOPE:

  • 86% dos entrevistados já compraram pela internet
  • 31% costumam comprar na internet pelo menos uma vez por mês
  • 93% apontaram comodidade como principal motivo por comprar pela internet

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Como podemos ver o brasileiro já está acostumado a comprar pela internet. Desde aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos até roupas e calçados. E porque não pizza?

93% dos entrevistados apontaram a comodidade como principal motivo para se comprar online. Agora imagine, o que poderia ser mais cômodo do que pedir uma pizza por um site ou aplicativo?

O cliente não precisa ficar perguntando informações sobre o cardápio, quais ingredientes vem em determinado sabor, preço, tempo de entrega, e etc., todas essas informações já estão exibidas enquanto ele faz o pedido.

Segundo uma pesquisa recente realizada pelo SPC Brasil, os pedidos de comida por sites/aplicativos devem dobrar até o fim do ano.

Ok, já entendemos o potencial do delivery online para sua pizzaria, mas como atingir esse público?

O Brasil é Líder no Tempo Gasto em Redes Sociais

brasil-redes-sociaisO Brasil é líder no tempo gasto em redes sociais, com média de 60% a mais do que o restante do planeta. E gasta 650 horas por mês navegando em redes sociais, 290 horas a mais do que em portais de notícias.
Um prato cheio para você atrair mais clientes para sua pizzaria não é mesmo?

E o melhor, ainda é um mercado muito pouco explorado por pizzarias.

Veja alguns dados interessantes de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, comentada no programa Papo de Pizza produzido pelo ConPizza (Congresso Internacional da Pizza):

  • 50% das pizzarias dos Estados Unidos não possuem sequer site.
  • Dos que possuem 75% não são responsivos, ou seja, não foram desenvolvidos para serem acessados em smartphones e tablet’s.
  • 45% das vendas da rede Domino’s dos USA vieram de canais digitais no 3º trimestre do ano passado. No Reino Unido as vendas online representam 70% dos pedidos da rede.
  • Nos Estados Unidos, 69% dos consumidores usam dispositivos móveis para pedir comida.
  • 72% dos que pedem comida online, pedem pizza.

Podemos ver que mesmo nos Estados Unidos, o berço da tecnologia e internet, esse mercado ainda é pouco explorado pelas pizzarias.

Grandes redes de pizzarias, como Domino’s e Pizza Hut já estão na frente e boa parte de seu faturamento vem de pedidos online. As pequenas pizzarias terão de correr atrás dos grandes e seguir a tendência para não ficar para trás.

Se isso está acontecendo nos Estados Unidos, imagina aqui no Brasil!?

Quantas pizzarias possuem site ou aplicativo atualizado e apto a registrar pedidos? Quantas usam as redes sociais de maneira inteligente e eficiente?

Marketing Digital – Como Vender nas Redes Sociais

 

marketing-digital-para-pizzarias“Ok, já sei que o pessoal está comprando pela internet e passam muito tempo nas redes sociais… Então é só eu criar um perfil ou página nas redes sociais e divulgar meu cardápio e algumas fotos das minhas pizzas e os pedidos virão!”

Quem dera fosse assim tão simples…

Você já deve ter criado uma página no facebook, compartilhado algumas fotos de promoções e viu que não é bem assim que funciona. E o pior, poucas pessoas visualizam as fotos que você posta, você tem que “impulsionar”, ou seja,  pagar para que as pessoas vejam as suas fotos.

 

O que é Marketing Inteligente?

As plataformas de anúncios online (Google Adwords, Facebook ADS, etc.) possuem uma grande vantagem em relação à mídias convencionais (Panfletagem, Rádio, TV, etc.).  Sabe qual é essa vantagem?

marketing-inteligente-para-pizzariasInformação! Você pode ter em tempo real todos os dados e métricas de cada centavo que gastou em sua campanha de marketing.

O poder dessas informações alinhado aos seus objetivos de vendas e estratégia de marketing resulta em um Marketing Inteligente.

Você provavelmente já ouviu a citação atribuída a Lord Leverhulme:

“Eu sei que metade do meu orçamento para publicidade é desperdiçado, mas não tenho certeza de qual metade”

Esse problema já não está mais presente no marketing digital, você pode saber exatamente qual anúncio está tendo mais cliques, qual está gerando mais pedidos, qual é o custo por conversão desses pedidos, etc.

E o melhor, você tem tudo isso em tempo real. Então se um anúncio não vai bem, você pode simplesmente pausá-lo e aumentar seu orçamento em outro que esteja com melhores resultados.

Mas para tirar 100% de proveito dessas métricas o site da sua pizzaria deve estar preparado para trabalhar com essas plataformas.

Conclusão

Mesmo em tempos de crise o mercado da pizza vem mostrando ser um ótimo mercado com um grande potencial. A concorrência acirrada pode ser vencida usando um recurso ainda pouco explorado pelas pizzarias, o marketing digital.

O marketing digital inteligente somando a um bom sistema de delivery online pode ser a fórmula “mágica” para aumentar as vendas da sua pizzaria em plena crise.

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Ao (Tentar) Vender Pela Internet

 

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Você já teve alguma experiência com vendas online? Qual é a maior barreira que te impede de conseguir resultados através da internet? Deixe o seu comentário 😉

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