Não importa o tipo de pizzaria ou se ela será erguida do zero ou comprada em funcionamento, ao começar um novo negócio surgem muitos questionamentos e um desses questionamentos e um deles é: usar forno à lenha ou forno a gás? Assim como toda decisão, é preciso pensar em alguns pontos antes de escolher.
Conteúdo deste Artigo
O forno à lenha
Fazer pizzas usando o forno à lenha é uma tradição que ainda tem muitos adeptos. É muito bonito entrar em uma pizzaria e ver aquele forno à lenha funcionando e as pizzas saindo dele quentinhas e exalando perfume. Mas por que a pizza à lenha dá a impressão de ser mais apetitosa?
Forno à lenha e a defumação
Quando a pizza é assada no forno à lenha há alguns vapores que são liberados no momento da queima e que fazem uma defumação. Essa é a razão de ela parecer tão perfumada e apetitosa. Aliás, esse é um ponto a favor na escolha do fogão à lenha, principalmente no caso de uma pizzaria onde os clientes comem no local: isso lhes abre o apetite.
A fumaça é o ponto principal
O que vai importar para deixar a pizza defumada é o tipo de fumaça que vai ser liberada: cada madeira produz uma fumaça diferente e deixa um sabor diferente na pizza. No Brasil, a madeira mais utilizada é o eucalipto de reflorestamento.
A importância da temperatura
A temperatura é um diferencial: no fogão à lenha a temperatura é constante, ficando em 550 graus. Já nos fornos a gás a temperatura fica em torno de 300 graus. Por ser assada de forma mais rápida, a pizza assada no forno à lenha fica com a massa crocante, mais macia por dentro. Importante: o tipo de massa crocante na medida certa é algo que agrada a uma grande parte dos clientes.
Pode-se conseguir o resultado com um equipamento a gás
Apesar de a temperatura elevada e constante do fogão à lenha ser importante para deixar a massa crocante na medida certa, esse efeito pode ser alcançado e até mesmo superado através do uso de equipamentos a gás: alguns chegam a mil graus.
Tendo em mente o que se busca
Apesar de o forno a gás poder reproduzir e até superar a temperatura de um forno à lenha, ele não produz, por si só, a defumação, uma vez que não utiliza madeira no seu funcionamento. Se a intenção é deixar a pizza defumada, o forno a gás não é a melhor opção, uma vez que deixará a desejar nesse quesito.
Forno a gás vem conquistando adeptos
Por uma série de fatores o forno a gás vem ganhando espaço na cozinha das pizzarias. Alguns motivos são o menor custo e o resultado bem satisfatório no que diz respeito ao processo de assar a pizza. Apesar de o preparo de pizzas em um forno a gás ter sido visto como uma grande inovação há um tempo, hoje esse equipamento é bastante comum.
Por que escolher um fogão a gás para trabalhar?
O forno a gás facilita o processo de higienização e gasta menos espaço. Outro fator importante é a subida no faturamento que um fogão a gás pode representar: por ser muito mais prático, ele pode ser levado pela pizzaria em algum serviço de bufê prestado, o que aumenta o campo de trabalho e, consequentemente, o faturamento da pizzaria.
A preservação ambiental
Esse é um dos argumentos das pessoas que utilizam o forno a gás no preparo de pizzas: o não uso de madeira. Apesar de, no Brasil, a madeira usada ser de reflorestamento, muita gente prefere substituir esse material pelo gás, sem causar prejuízos à qualidade da pizza.
A fumaça e o armazenamento
Esses dois são outros fatores que pesam, e muito, na hora de escolher entre o fogão à lenha e o fogão a gás. Em primeiro lugar, há todos os incômodos que a fumaça pode trazer àqueles que a ficam respirando constantemente. O armazenamento também á mais difícil; afinal, onde guardar uma grande quantidade de madeira? É necessário ter uma parte do estabelecimento apenas para fazer esse armazenamento e nem todo mundo tem.
Madeira ilegal
O uso de forno à lenha incentiva o desmatamento ilegal, uma vez que, em muitas cidades, é bastante difícil encontrar madeira cuja procedência seja comprovadamente legal. Além disso, há o risco de comprar gato por lebre, ou seja, de se adquirir uma madeira de má qualidade, o que interferirá na qualidade das pizzas preparadas.
O forno gás e o carbono negativo
Apesar de todos os seus pontos positivos, o forno a gás tem algo que é chamado de carbono negativo. Isso significa que a quantidade de carbono emitida quando o forno a gás é usado é maior que a quantidade de reflorestamento, não havendo compensação. Percebe-se, então, que ambos os tipos de fornos causam danos ao ambiente, sendo preciso escolher aquele que cause menos danos.
A diferença de sabor não é perceptível
Na maioria das vezes, se um cliente tiver de diferenciar, através do sabor, uma pizza que foi preparada em um forno à lenha e uma pizza que foi preparada em um forno a gás ele não saberá dizer a diferença. O diferencial do forno à lenha é mais percebido pelas pessoas que comem a pizza no local, uma vez que, quando há o forno, o cheiro da lenha queimando e da defumação natural é sentido. Apesar da diferença do cheiro, o sabor é o mesmo.
Forno flex: uma solução
Esses fornos vêm ganhando espaço e são caracterizados por utilizar tanto o gás quanto a lenha. Assim, usa-se o melhor de cada um. Entretanto, no caso de se escolher entre a lenha e o gás, tudo vai depender da estrutura do ambiente: se a pizzaria já tiver um forno à lenha, pode-se usá-lo ou deixá-lo ali como aparato visual. Para uma pizzaria erguida do zero, em um primeiro momento o gás pode ser mais prático e demandar menos investimento.
[…] Para isso, a distribuidora de gás natural firmou uma parceria com diversos fabricantes de fornos para fazer a conversão de 115 pizzarias em São Paulo até o fim do […]
Vou refutar: A diferença de sabor É SIM perceptível, sempre prefiro pizzarias com forno à lenha
Muito bom o blog!
Podem me fornecer detalhes do produto – fabricante / modelo – da imagem que ilustra o título “Forno flex: uma solução”?
Obrigado.
Quero saber sobre os gatos …………quanto gastar em gás se é mais rentável. ………do que forno a lenha. ……..
Gostava de saber quanto custa um forno desses à gas e à lenha para fazer pisas
É o forno elétrico o que tem a dizer?
duvida cruel? qual a melhor forno a gas para uma pizzaria ? (marca)
gostaria de saber qual dos dois fono e mais rentavel o a gas ou o a lenha
A Minas Forno é uma empresa de fornos a lenha e gás de alta qualidade.
http://www.minasforno.com.br
Quero montar em minha Residencia numa pequena área de Lazer um canto de degustação a saber; num só conjunto a GÁS : UM Pequeno FORNO para PIZZA + DUAS BOCAS de Fogão e uma pequena Chapa.
Necessito de informações; PREÇO posto em Floripa. Obrigado,
Prof. Martins
Tenho uma pizzaria mas o meu forno é á gas diz o valor desse forno
Uma forno desses grande Flex deve tá em torno dos 20 mil pra la sem contar que se vc for usar gás pra esquentar um forno desses vc vai gastar muito gás a pedra e refratária demora esquentar .
Quem faz uma boa pizza faz em qlqr forno. lenha , gás ou elétrico que vale é a temperatura.o forno a lenha não faz milagres se vc faz uma pizza ruim pois ele só vai assar a pizza o sabor vem do preparo
Muito bom o blog!
Podem me fornecer detalhes do produto – fabricante / modelo – da imagem que ilustra o título “Forno flex: uma solução”?
Obrigado.
Se vc faz uma pizza ruim o forno a lenha ou a gás não vai fazer milagres o verdadeiro sabor da pizza vem do profissional que a faz