Montar Pizzaria

Como Escolher o Local Ideal para Pizzaria Delivery?

ponto-ideial-para-pizzaria-delivery

A pizzaria delivery é aquela pizzaria que trabalha apenas com a entrega das pizzas em domicílio. Como todo tipo de empreendimento, para montar uma pizzaria delivery é preciso considerar vários fatores, sendo que um deles é o local de funcionamento.

Por que o lugar de funcionamento é importante?

Por que escolher o lugar errado para montar uma pizzaria delivery pode fazer com que o negócio não vá para frente. A localização é um ponto diferencial que pode tanto ajudar quanto atrapalhar um estabelecimento. Por isso, planejamento é muito importante.

Mapeando os clientes

Pesquisar sobre as pessoas que moram no bairro e se elas têm o hábito de pedir pizza, por exemplo, pode ser um fator determinante para saber se vale a pena investir naquele ponto ou não: caso o que faça mais sucesso naquele lugar sejam os restaurantes, a melhor opção pode ser uma pizzaria à La carte, mas não uma delivery.

Percorrendo todas as ruas

Para uma pizzaria delivery quanto maior o número de lugares contemplados pelo atendimento, melhor. Sendo assim, ao pensar no ponto onde se quer abrir uma pizzaria delivery é preciso fazer um esquema de como passar em todas as ruas do bairro, todas mesmo. É claro que a pizzaria pode atender outras regiões, mas pensar no micro é o começo.

De olho na concorrência

pesquisa-concorrentes

É preciso levar em conta se já existem muitas pizzarias delivery que atendem aquela região onde se pensa em trabalhar. Em caso de resposta afirmativa pode ser bom procurar outro ponto para montar o estabelecimento a fim de ter mais chance de obter êxito. É preciso fazer um levantamento organizado: quem são os concorrentes diretos, ou seja, as outras pizzarias? Quem são os concorrentes indiretos, ou seja, os outros deliveries?

A escolha do lugar

Tendo como visualizar tanto o público quanto a concorrência direta e indireta, de preferência marcada em um mapa com canetinha, é preciso encontram um bom ponto estrategicamente localizado onde haja menos concorrência possível e onde o público goste de delivery.

Como encontrar esse estabelecimento?

Para encontrar o ponto ideal há várias formas diferentes e uma delas é apelar para uma imobiliária. Visitar uma e dizer que se está procurando um estabelecimento comercial em determinado lugar pode ajudar no processo. Além disso, talvez nem precise ser um estabelecimento pronto: caso a pessoa tenha condições de investir, pode escolher um galpão ou até mesmo uma grande casa residencial e fazer as adaptações.

Outra opção andar pelo lugar e observar quais são os pontos que estão sendo vendidos ou alugados, além de considerar a opção de comprar uma pizzaria delivery que já esteja em funcionamento. Nesse caso, valem as análises que foram ditas anteriormente, além de ser preciso prestar atenção à saúde fiscal do lugar.

Como estão as instalações?

A conservação do espaço também é um diferencial na hora de escolher onde abrir uma pizzaria entrega. O lugar deve estar em boas condições de funcionamento. Se for preciso fazer algum reparo se faz necessária uma avaliação: vale a pena investir nesses consertos? Se eles forem pequenos, pode valer. Agora, se os consertos consistirem em uma reforma, talvez a melhor opção seja buscar outro lugar.

E se for alugado?

O caso de alugar um ponto comercial é um pouco mais complicado. Primeiramente, por que o contrato ideal de locação seria de cinco anos, embora o prazo oferecido seja, na maioria das vezes, de três anos. O problema é que, na hora de fazer a renovação do contrato, ele acaba se tornando um contrato de prazo indeterminado, causando certa insegurança.

Por isso, é necessário fazer a locação do imóvel já deixando claro que o contrato deverá ser renovado no papel. Isso serve como uma proteção no caso de o proprietário querer pedir o ponto. A dica é: mesmo que a pizzaria seja alugada, tentar juntar uma quantia para comprar o próprio ponto.

A hora de contratar os motoboys

motoboy-pizzarias-delivery

Caso a pizzaria seja erguida do zero, vai ser importante pensar nas pessoas que trabalham entregam a pizza: os motoboys. Muitos deles moram por perto da pizzaria, no bairro ou em bairros vizinhos. A questão é: há, pelas redondezas, motoboys para trabalhar na pizzaria? Se a resposta for negativa, mas o ponto for muito bom, pode valer a pena abrir a pizzaria e contratar motoboys de mais longe, mas tudo vai depender de quanto eles cobrarão.

Estar à vista do público

Um dos pontos tidos como clássicos para abrir estabelecimentos são aqueles perto do centro da cidade ou então em avenidas. Entretanto, caso não seja possível conseguir um ponto nesses locais, não é preciso desespero: o forte de uma pizzaria delivery é a entrega e, parta isso, o cliente não precisa passar em frente ao estabelecimento, basta conhecer o site ou telefones de contato.

Pensando na distância e na pizza fria

Ao se pensar em onde abrir uma pizzaria delivery é preciso pensar nos clientes: caso as pizzas não façam muito sucesso por ali, não adianta abrir uma pizzaria longe do lugar onde as pessoas consomem pois, caso a entrega demore muito, a pizza pode chegar fria e o refrigerante quente, o que é muito ruim para a reputação do estabelecimento.

Começar por baixo pode ser uma opção

Para as pessoas que não têm experiência com pizzarias ou então aquelas que não conhecem o lugar, a melhor estratégia pode ser começar em um espaço menor. Fazendo isso fica mais fácil treinar os clientes e também formar a freguesia. Depois disso e de um rendimento firmado aí se ampliar o espaço ou partir para alugar um estabelecimento maior, desde que seja perto do outro e que a freguesia conquistada continue sendo atendida.

O ponto é duradouro

É importante levar em conta que o ponto onde a pizzaria delivery é aberta é uma coisa duradoura, ou seja: é preciso escolher muito bem. Afinal, é muito custoso ficar trocando de localização o tempo todo. Por isso é preciso avaliar muito bem as possibilidades que se tem.

4 Comentários

Escreva um Comentário