Marketing e Publicidade

O Poder das Promoções para Pizzarias e Lanchonetes

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Expresso Delivery
Escrito por Expresso Delivery

Se você está procurando por ideias de promoções para pizzaria ou está na dúvida se realmente vale a pena fazer, continue lendo esse artigo e entenda melhor o poder das promoções para pizzarias e lanchonetes, por que os clientes gostam tanto delas e como planejá-las da melhor maneira.

Promoções para Pizzarias – Todos Querem Sair Ganhando

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Todos nós queremos sair ganhando, por isso amamos descontos e promoções.

O ser humano tem a necessidade de justificar para si mesmo as decisões que toma, principalmente as decisões de compra.

Portanto qualquer desconto ou vantagem que o cliente enxergar pode ser um fator decisivo para ele comprar no seu delivery ou não.

Se o seu objetivo é atrair novos clientes para a sua pizzaria ou lanchonete, faça promoções que chamem a atenção do público e desperte interesse em experimentar seu produto.

Para essas promoções o objetivo principal não é o lucro, mas sim conquistar um novo cliente, portanto não tenha medo de oferecer um bom desconto nos seus melhores produtos.

Já para clientes fidelizados, faça promoções para eles se sentirem valorizados.

Crie promoções realmente exclusivas para os seus clientes fiéis, faça-os se sentirem parte de um grupo seleto de clientes que possuem vantagens especiais e eles nunca te abandonarão.

Defina um Objetivo Para a Promoção

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Toda promoção deve ter um objetivo. Pode ser desde renovar o estoque, trazer novos clientes ou até mesmo lançar um novo produto do seu cardápio.

Depois de definir o objetivo, fica muito mais fácil saber qual o tipo de promoção você deve fazer. Quais descontos serão oferecidos, em quais dias da semana, onde e como será anunciada e qual o retorno esperado.

“Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar” – Lord Kelvin

Se você não sabe qual é o objetivo da sua promoção, você não saberá o que medir para acompanhar o seu desempenho.

Como você sabe se a promoção está sendo um sucesso?

Pelo número de pedidos? Pelo valor médio dos pedidos? Pela quantidade de produtos vendidos?

A resposta é: Depende.

Depende do objetivo da sua promoção.

Se o objetivo principal é trazer novos clientes, não faz sentido você monitorar o ticket médio do pedido ou o número total de pedidos com essa promoção para saber se ela está funcionando ou não.

Nesse caso o mais indicado seria monitorar o número de pedidos de novos clientes. Assim você consegue saber se a promoção está sendo efetiva em cumprir o seu objetivo.

Se o resultado não for satisfatório você poderá fazer mudanças tanto na promoção quanto na oferta a fim de atingir o seu objetivo.

Portanto ao criar uma promoção a primeira coisa a se fazer é definir qual será o seu objetivo e o que você irá medir para saber se a promoção está funcionando ou não.

Regulamento das Promoções

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Considere os pontos a seguir ao definir as condições da sua promoção:

  • Durante quanto tempo essa promoção será válida?
  • Em quais dias da semana?
  • Quais produtos ou categorias do seu cardápio participam dessa promoção?
  • Essa promoção será cumulativa? (Se seu cliente já possuir algum cupom de desconto ele será válido mesmo que o seu pedido já contenha outra promoção?)
  • É válida apenas para novos clientes?
  • Existe alguma condição ou pré-requisito para o cliente ganhar o desconto?
    • Exemplo: Entrega grátis para pedidos acima de R$ 60,00

Uma boa estratégia para aumentar o faturamento da sua pizzaria é oferecer descontos em dias de menor movimento, pois aumentam o número de pedidos durante a semana.

Oferecer descontos aos finais de semana e feriados pode ser uma estratégia perigosa, seu estabelecimento deve estar preparado para atender a demanda sem deixar cair a qualidade.

Ao anunciar a sua promoção deixe bem claro para o cliente quais são as condições dessa promoção.

Uma dica, não crie promoções complexas e com muitas condições. Menos é mais!

Quanto mais simples for para explicar para o cliente melhor. Caso a sua mensagem não fique clara, o cliente pode entender errado e se sentir frustrado ao tentar fazer um pedido e não conseguir a promoção.

O site da sua pizzaria deve estar preparado para isso.

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As informações devem estar bem claras tanto no seu anúncio quanto no seu site, bem como durante todo o processo da compra.

Seu cliente deve saber se o desconto está sendo aplicado, se o seu pedido se enquadrou na promoção, se o item daquela promoção compre e ganhe realmente não está sendo cobrado, etc.

>> O sistema Expresso Delivery possui o sistema mais completo de promoções e combos do Brasil. Clique aqui e veja na loja demonstração como as promoções são apresentadas para o seu cliente.

Troque Descontos por Informação

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Se você pensa no longo prazo e está trabalhando para fidelizar clientes, você pode pode utilizar descontos para conseguir informações privilegiadas sobre os seus clientes.

“Informação é poder. Aquele que adquire mais informação, em qualquer ambito, tende a evoluir mais, a conquistar mais espaço.” – Edson Ecks

Você pode oferecer cupons de descontos para que seus clientes preencham um cadastro mais completo ou respondam alguma pesquisa, por exemplo.

Imagine se você possuir no seu sistema um cadastro com informações detalhadas sobre seus clientes.

Além de sexo, idade, e-mail, etc. você também saber seu status de relacionamento, se ele possui filhos, para qual time torce, qual é a sua pizza preferida, e etc.?

Conhecendo melhor seus clientes você poderá ter um trabalho de marketing muito mais efetivo, oferecendo promoções personalizadas para cada grupo de clientes.

Aposte no Volume

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Melhor vender 1000 pizzas e ganhar um 1 real cada do que vender 10 e ganhar 20 reais cada.

Com mil pizzas vendidas, são mil oportunidades de fidelizar clientes, são mil pessoas sabendo que seu produto existe, são mil opiniões para você melhorar e crescer, são mil pessoas fazendo propaganda boca a boca.

E pode ser mil motivos para você vender mais mil. Além de conseguir maior poder de compra junto aos fornecedores.

O objetivo de todo empreendimento é ganhar dinheiro, por mais que você goste do que faça e se sinta realizado, com certeza ficará muito mais feliz se fazer o que gosta te traz benefícios financeiros.

Não pense em quanto você está deixando de ganhar por cobrar mais barato de uma pizza ou por oferecer um grande desconto, pense em quantos clientes você pode conquistar com aquela ideia e quantas pizzas a mais você pôde vender para esses clientes.

Inove Sempre

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Não tem nada de errado em manter as promoções fixas em determinados dias da semana. Mas procure testar novas coisas e inovar.

Se você criar o hábito de sempre estar testando novas promoções seus clientes começarão a te seguir nas redes sociais por saberem que sempre podem esperar por algo novo.

Dica: Para aumentar o engajamento nas redes sociais você pode criar promoções relâmpago exclusivas para as suas páginas no Facebook ou Instagram. Por exemplo uma promoção válida apenas durante um jogo, ou durante 1 hora antes do episódio de alguma série muito popular.

Durante esses testes rápidos você pode encontrar novas ideias de promoções muito bem aceitas que podem se tornar o seu diferencial, até mesmo a sua “marca registrada”.

Fidelize seus Clientes

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Mais importante do que atrair novos clientes é fidelizar os clientes da sua pizzaria.

De nada adianta investir em publicidade, criar dezenas de promoções e não conseguir criar uma base de clientes fiéis.

Para isso é indispensável oferecer um bom atendimento, manter um bom padrão de qualidade e um bom tempo de entrega.

>> LEIA TAMBÉM: 5 Dicas Essenciais para Fidelizar Clientes para sua Pizzaria

Se você não está conseguindo fidelizar clientes recomendamos deixar de se preocupar com as promoções agora e voltar a sua atenção para melhorar a qualidade dos seus produtos, atendimento e entrega.

Depois que “deixar a casa em ordem” volte a planejar as promoções.

 

Espero que esse artigo ajude no planejamento da sua próxima promoção. Qualquer dúvida deixe o seu comentário. 😉

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