Marketing para Restaurantes

Como Conquistar Seguidores no Facebook e Instagram para sua Pizzaria ou Lanchonete

aumentar-seguidores-facebook-pizzarias-lanchonetes

Se você está abrindo uma pizzaria ou lanchonete ou está iniciando os trabalhos com redes sociais e precisa conquistar os seus primeiros seguidores você pode utilizar a estrategia abaixo.

Leia esse artigo até o final e você aprenderá:

Estratégia para Conquistar Seguidores no Facebook para sua Pizzaria ou Lanchonete


As redes sociais são a evolução do boca-a-boca, que é considerado o melhor marketing para qualquer estabelecimento.

Porque o seu Estabelecimento Deve estar Presente nas Redes Sociais

feedback-clientes-redes-sociais

Assim como o boca-a-boca tradicional, nas redes sociais o princípio é o mesmo. Se seu cliente for surpreendido seja negativamente ou positivamente ele vai querer falar para o maior número de pessoas possível.

Muitas empresas ficam com medo de criar uma página oficial do seu estabelecimento nas redes sociais e responder as reclamações dos clientes. Mas isso é um grande erro.

As reclamações vão surgir espontaneamente, você estando presente ou não.

Se você tiver uma página, na maioria das vezes o cliente irá reclamar nela e você terá conhecimento e poderá responder à esse cliente e trabalhar para melhorar seu estabelecimento e evitar reclamações futuras.

Por outro lado, se você não estiver presente nas redes sociais seus clientes irão compartilhar suas reclamações diretamente com os amigos e você provavelmente não terá conhecimento dos feedbacks que seus clientes estão compartilhando.

Como Incentivar a Propaganda Boca-a-Boca e Conquistar Seguidores

boca-a-boca-pizzaria

Podemos utilizar dois fatores poderosos para aumentar o seu número de seguidores no Facebook e Instagram.

Primeiro: Nas redes sociais as pessoas gostam de compartilhar fotos de praticamente todo momento, principalmente de comida.

No Instagram, rede social de compartilhamento de fotos, virou moda publicar fotos de pratos com a hashtag #foodporn. A intenção dessas fotos é deixar os amigos com água na boca e aquela pontinha de inveja rsrs. E o que é melhor para causar esse efeito do que uma bela pizza com bastante queijo ou hamburguer gourmet?

Segundo: Como já vimos nesse artigo, os clientes amam ganhar desconto.

Por que não usar cupons de desconto e vale compras como incentivo para que seus clientes compartilhem fotos dos seus produtos nas redes sociais?

A estratégia é oferecer algum benefício para que seus clientes compartilhem fotos dos seus produtos com a hashtag do seu estabelecimento.

Pode ser um cupom de desconto pra todo mundo que publicar uma foto, ou um sorteio de um vale compra de num valor maior por semana.

Vantagens dessa estratégia para a sua pizzaria ou lanchonete

Conquista de novos seguidores e clientes

Os amigos do seu cliente verão as fotos do seu produto e terão vontade de conhecer e experimentar. Assim você ganha no boca-a-boca e aprovação social.

Fidelização de clientes

Oferecendo um desconto para a próxima compra você fideliza o cliente.

Aprovação social

Com um maior número de seguidores nas suas páginas e pessoas falando sobre o seu produto/marca você tem maior prova social do que o seu concorrente.

É o mesmo efeito de passar em frente a dois restaurantes, um com todas as mesas ocupadas e o outro praticamente vazio. Em qual você iria parar?

Maior engajamento dos clientes

Quanto mais pessoas interagem com a sua página e com as suas publicações, o Facebook possui um algoritmo que entende que as pessoas gostam da sua página e começa a exibir as suas publicações para um maior número de pessoas, economizando assim do orçamento que você investe para impulsionar as publicações.

Aplicando na Prática

Tudo muito legal, mas como aplicar tudo isso na prática?

É mais simples do que você imagina.

Para facilitar no controle você deve ter um sistema para delivery com suporte a cupons de desconto.

O próximo passo seria divulgar essa promoção, criar uma imagem e impulsionar é uma boa ideia, bem como enviar um panfleto junto ao pedido. Assim o cliente verá a promoção na hora em que estiver com o seu produto pronto para tirar uma bela foto.

Monitorar as redes sociais. Tanto no Facebook quanto no Instagram você pode digitar a sua hashtag no campo de pesquisa para ver todas as publicações que possuem ela.

pizzas

No caso do sorteio semanal você pode verificar apenas no dia do sorteio e contar o número de publicações da semana. Depois é só sortear um número e enviar o código do cupom de desconto para o cliente vencedor.

Se você não é um grande adepto das redes sociais pode achar meio trabalhoso, mas o retorno dessa estratégia com certeza vale o esforço.

Conclusão

Espero que tenha gostado da ideia e possa colocá-la em prática para ver os resultados no seu estabelecimento.

Para mais dicas de marketing digital para pizzarias baixe o nosso e-book gratuito:

ebook-marketing-digital-pizzaria-1

Caso tenha alguma dúvida deixe o seu comentário abaixo. 😉

Escreva um Comentário

Escreva um Comentário