Marketing e Publicidade

Instagram para Pizzarias – Use fotos para atrair clientes

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Expresso Delivery
Escrito por Expresso Delivery

O Instagram é a segunda rede social mais utilizada pelos brasileiros e pode ser uma ótima ferramenta de marketing para a sua pizzaria. Confira algumas dicas de Instagram para pizzarias e faça bonito na rede social.

O que é o Instagram?

O Instagram é uma rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários, que permite aplicar filtros digitais e compartilhá-los em uma variedade de serviços de redes sociais, como Facebook, Twitter, Tumblr e Flickr. Fonte: Wikipédia.

O queridinho dos brasileiros.

Atualmente, o Instagram tem uma comunidade global de mais de 500 milhões de usuários ativos, dentro da qual o Brasil tem a segunda maior base de usuários do mundo, com mais de 35 milhões de contas e ficando apenas atrás dos Estados Unidos.

Pelos números podemos ter uma ideia do potencial de marketing que essa ferramenta oferece.

Benefícios do Instagram para Pizzarias

Como vimos os brasileiros adoram passar o tempo vendo fotos nessa rede social. E não há o que desperte mais interesse por comida do que imagens.

Além de atrair novos possíveis clientes, você pode manter contato próximo dos seus seguidores e apresentar as novidades da sua pizzaria, bem como publicar fotos em horários estratégicos para despertar o apetite dos seguidores.

Dicas de Instagram para Pizzarias

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Agora vamos a algumas dicas práticas de como usar o Instagram para aumentar as vendas da sua pizzaria.

1 – Crie uma conta para Empresas

Recentemente foi lançado o Instagram para empresas, que, como o nome já diz, é voltado para as necessidades empresariais.

Algumas funcionalidades são exclusivamente para esse tipo de conta, como o botão para entrar em contato, informações e métricas que mostram dados demográficos e perfil comportamental da audiência.

Como converter minha conta para perfil comercial?

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Se você já possui um perfil da sua pizzaria pode convertê-lo em perfil de Empresa seguindo os passos abaixo:

  • Acesse o seu perfil
  • Toque em Opções (3 bolinhas no canto superior direito)
  • Na categoria CONTA você encontrará a opção “Alterar para perfil comercial

2 – O que publicar no perfil da sua pizzaria

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Ninguém gosta de ficar vendo fotos repetidas, portanto não poste muitas fotos parecidas uma logo após a outra.

Ao tirar fotos de pizza use a sua criatividade para diversificar o ângulo, ambiente, iluminação e etc.

Além de fotos das suas pizzas é interessante publicar fotos que tragam o cliente para o seu mundo. Como por exemplo:

  • Fotos do seu ambiente (fachada, salão, etc.)
  • Fotos da sua rotina (pizzaiolo abrindo a massa, pizza no forno, saindo para entrega, etc.)
  • Novidades (novos sabores, embalagens, etc.)

Exercite o seu olhar e capture detalhes e novos ângulos.

Uma dica é seguir perfis de pessoas que sempre postam fotos criativas, assim você sempre terá inspiração para novas ideias.

3 – Dicas para uma boa foto

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Conseguir uma boa fotografia de comida no Instagram não exige o trabalho de um especialista, mas há alguns fatores que não devem ser descuidados:

  • Utilize luz natural;
  • Tire fotografias de cima;
  • Coloque alguns elementos decorativos junto ao prato;

Um dos principais fatores para uma boa foto é a iluminação, se necessário utilize os filtros para correção da iluminação, mas cuidado para não exagerar e deixar a foto “artificial”.

4- Capriche nas legendas

Não basta apenas tirar uma boa foto, deve se ter criatividade para a legenda e usar #hashtags para aumentar o alcance da publicação.

Lembre-se: O Instagram não permite link na descrição das fotos, portanto use um encurtador de links se necessário ou use algo como “link na bio”.

Também é possível marcar o local que a foto foi tirada, assim é possível que os usuários vejam fotos que seus clientes tiraram na sua pizzaria.

5 – Melhores horários para publicar

Para pizzarias e lanchonetes, horários como no final da tarde, finais de semana e dias chuvosos (para delivery) podem gerar maior engajamento.

Além do horário a frenquencia também é muito importante, não lote o feed dos seus seguidores com várias fotos seguidas. Se for publicar mais de uma foto por dia é importante dar um intervalo de tempo entre as publicações.

6 – Dar para receber

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Lembre-se que toda rede social é uma via de mão dupla, interaja com seus seguidores e responda aos comentários.

Siga de volta quem seguir a sua página e também curta algumas publicações interessantes que eles postarem.

> Leia também: Como Conquistar Seguidores no Facebook e Instagram para sua Pizzaria ou Lanchonete

Não cometa esses erros

Agora que já vimos algumas dicas para fazer bonito, vamos ver alguns erros que devem ser evitados no Instagram.

Erro #1 – Ser inativo

Não faz sentido divulgá-lo se você não é um usuário ativo. Um perfil abandonado pode passar a imagem de uma pizzaria preguiçosa ou despreocupada.

Erro #2 – Postar conteúdo repetido

Se o seu Instagram possui apenas as mesmas fotos do seu Facebook, qual é o sentido?

Cada rede social tem sua particularidade, crie um conteúdo específico para cada uma.

Erro #3 – Publicar cardápio e promoções

O Instagram é uma rede social voltada para fotos, sendo assim os usuários estão alí para ver fotos e não publicações de banners, promoções ou cardápios.

Evite imagens com muito texto, use os textos apenas na legenda.

Erro #4 – Fotos ruins

Você quer atrair os seus clientes, não mantê-los longe da sua pizzaria. Se a foto não ficou boa, não publique.

Não é necessário fotos profissionais, mas deve se ter um mínimo de qualidade para despertar o apetite dos seus seguidores.

Conclusão

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Como você viu o Instagram pode ser um meio de divulgação poderoso para a sua pizzaria, mas criar um perfil sem estar disposto a mantê-lo atualizado pode ser um tiro no pé.

Mesmo que seja tentador estar presente em todas as redes sociais você não precisa criar uma página para sua pizzaria em todas elas. Esteja presente apenas nas que você consegue manter atualizado.

É melhor estar em apenas uma rede social e dar atenção necessária para ter resultados do que estar em todas e não conseguir focar em nenhuma.

Se você tem tempo e está dedicado a começar a divulgar sua pizzaria no Instagram use essas dicas e com certeza você começará com o pé direito.

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