Marketing e Publicidade

Como utilizar o Instagram para sua Pizzaria vender mais

Instagram para sua pizzaria

Você utiliza o Instagram em sua Pizzaria? Aposto que sim! Mas, você utiliza essa rede social de forma estratégica, onde seus seguidores se transformam em clientes e promotores da sua marca? Vem comigo que hoje você vai aprender algumas dicas extremamente praticáveis de como transformar seu Instagram em uma poderosa ferramenta de vendas em seu delivery!

Segundo o Relatório Digital 2021 divulgado pela DataReportal, o Instagram é a 4ª rede social mais utilizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas de Facebook, WhatsApp e YouTube!

Sim, é uma ferramenta muito popular e aposto que você já sabia disso!

Mas, para que os posts do seu delivery cheguem até o público certo – aquele que, realmente, vai comprar de você – é preciso uma pitada de ESTRATÉGIA. Bora lá?

Instagram para sua pizzaria: comece com uma conta profissional
Utilize uma conta profissional no Instagram da sua Pizzaria para ter acesso à recursos específicos | Copyright: FreePik

O Instagram da sua Pizzaria precisa ser Profissional

Antes de mais nada, se a conta do seu delivery no Instagram é uma Conta Pessoal, você precisa mudar ela para Conta Empresarial agora! Acesse suas configurações > conta > Mudar tipo de conta.

Mas por que?

Basicamente, você precisa ter uma conta profissional para que possa adicionar informações de contato do seu negócio e para medir os resultados das campanhas de marketing que fizer, além de conseguir visualizar o alcance das publicações não-patrocinadas (orgânicas). 

Você também vai conseguir entender bem o seu público, pois o Instagram gera dados demográficos, e isso é muito importante para toda estratégia de marketing.

É a conta profissional que vai te ajudar a entender se a estratégia que está seguindo está surtindo efeitos reais. Portanto, ela é muito importante!

Seja Ativo e Criativo

Aproveite todos os recursos que o Instagram tem e utilize para diferentes tipos de postagens sobre sua Pizzaria.

Vou dar alguns exemplos práticos de como você pode entregar conteúdo no Instagram da sua Pizzaria e chamar a atenção do seu cliente:

  • Utilize o Reels para fazer alguma brincadeira (ou meme) com os pratos do seu delivery.
  • Nos Stories, você pode postar sobre os bastidores.
  • Já no IGTV cabem vídeos maiores, então vale a pena algum vídeo ensinando alguma receita.
  • E, por fim, no Feed você adiciona vídeos e fotos dos seus produtos, focando nos detalhes e nos seus diferenciais.

O importante é ser ativo. Quanto mais você postar nos Stories, maiores são as chances de seu perfil ser visualizado, pois ele sempre estará em um dos primeiros. (segredo: o Instagram entrega mais para quem utiliza mais a rede 🤫)

Instagram para sua pizzaria: use e abuse de fotos que deixam o seu cliente com água na boca
Fotos que deixam seu cliente com água na boca ajudam você a vender mais | Copyright: Envato Elements

Use e abuse de fotos no Instagram da sua Pizzaria

A rede social queridinha dos brasileiros foi estruturada, especialmente, para receber conteúdos visuais. Isso significa que seus seguidores estão lá para ver e curtir fotos. 

Assim, se você utilizar a rede social para ficar postando artes cheias de textos promocionais, por exemplo, provavelmente a interação do seu público será menor.

Pensa no seguinte: para atrair a atenção do seu cliente, entre tantas fotos e perfis que ele segue, você precisa se destacar. Quando se trata de Instagram para Pizzaria, você já sai na frente pois tem o apelo emocional do desejo (quem não ama pizza?!).

Dessa forma, quando você utiliza fotos bem produzidas, daquelas bem apelativas mesmo, automaticamente seu cliente irá prender os olhos nessa imagem por alguns segundos.

Pulo do gato: Quando o seu cliente para em sua publicação por esses poucos segundos, o algoritmo do Instagram entende que aquilo chamou sua atenção e, adivinha? Logo, o Instagram passará a entregar mais esse tipo de publicação para este usuário. No dia seguinte, lá está você de novo mostrando pra ele que ele já tem planos para o final de semana, pois o Instagram entregou o seu post novamente. Sacou? 🤯 É eita atrás de vixe, eu sei!

A legenda faz a diferença

Não pense que a legenda é só um textinho para complementar sua foto. A legenda tem um papel essencial na construção de uma boa publicação no Instagram da sua Pizzaria.

Como falamos acima, a sua foto deve ser limpa, sem aquele monte de textos. O apelo visual, quando se fala em Instagram, é mandatório.

Dessa forma, você deve usar a legenda para descrever tudo de gostoso que tem na sua pizza. Inclusive, descrições que seguem a estrutura de Storytelling (basicamente, contar histórias), conseguem prender o leitor em toda a construção do seu texto.

É preciso caprichar! Pense com carinho antes de postar. Aproveite o momento para falar do tempo de experiência que vocês têm, por exemplo:

“Nossa famosa Pizza da Casa é conhecida pela explosão de sabores e já é tradição. Está em nosso cardápio há mais de 7 anos e é a favorita dos nossos queridos clientes. Você já provou? Me conte o que achou aqui nos comentários 😍”.

Viu só? Uma descrição curtinha, mas trabalhada no Storytelling. É convidativa, informativa e eleva a autoridade da sua pizzaria.

Instagram para sua pizzaria: utilize o storytelling para contar uma história e envolver seu cliente
Fotos que falam e que nos levam para uma história, muito bem contada no Storytelling presente na descrição | Copyright: Envato Elements

Melhores Horários para Publicar no Instagram da sua Pizzaria

Em suma, para pizzarias e lanchonetes, horários como no final da tarde, finais de semana e dias chuvosos (especialmente quando falamos em delivery) podem gerar mais engajamento.

A estratégia é postar cerca de 30 minutos antes do horário em que, habitualmente, você começa a receber pedidos. Assim, quando o seu cliente começar a pensar em comer algo, ele já é impactado com uma foto de queijo gratinado derretido. Quem aguenta?

Além disso, com o perfil profissional, você vai conseguir entender os hábitos do seu público. Em Insights, é possível ver várias informações sobre seu público. Inclusive, você pode ver os horários em que eles estão mais ativos na rede social.

A interação é essencial

É claro que você está no Instagram para vender suas pizzas e isso não tem como negar. Entretanto, as pessoas compram de quem elas se identificam de alguma forma. Seja pelo estômago ou pelo coração, é importante que você se conecte com essa pessoa que está vendo suas publicações.

Assim, é muito importante que você crie uma identidade da sua pizzaria e mantenha um padrão de escrita, além da forma de se comunicar com o seu seguidor.

A Netflix, por exemplo, é bastante conhecida por essa forma de interagir, onde ela criou um personagem engraçado e que é a cara do público dela. Assim, sempre que alguém comenta algo, lá está a Netflix respondendo. Assim, ela cria uma conexão com o seu seguidor, que fica ainda mais animado quando é respondido.

Infelizmente, você ainda não deve ter a mesma quantidade de interação que a Netflix tem, então faça o possível para não deixar ninguém sem resposta!

Faça anúncios patrocinados no Instagram da sua Pizzaria

Depois que seu feed já tiver com aquela identidade visual supimpa, alguns posts e toda a descrição completa (com links – especialmente se você tem seu aplicativo próprio), é hora de fazer anúncios patrocinados para alcançar mais público!

Com pouco dinheiro você consegue alcançar bons resultados. Uma dica bacana é pegar aquele post que você teve mais curtidas e criar uma campanha através dele. Faça uma boa segmentação para não queimar dinheiro.

Não se esqueça também de configurar o Pixel do Facebook, para que você consiga mensurar seus resultados e saber qual campanha está indo bem, e qual não está tão legal.

Mulher jovem comendo sua pizza deliciosa, com até os olhinhos fechados
Uma cliente claramente impactada com o anúncio que você fez no Instagram da sua Pizzaria e agora desfruta de seu pedaço | Copyright: FreePik

Agora que o Instagram da sua Pizzaria já tem uma estratégia por trás das postagens…

É hora de saber quais são os principais erros que as pizzarias cometem em seus perfis na rede social amada pelos brasileiros.

  • Ser Inativo: como falamos acima, é importante estar sempre presente no feed e nos stories dos seus seguidores;
  • Postar Conteúdo Repetido: mudar o ângulo da foto já torna ela nova em suas postagens. Assim, o seu feed ficará mais completo e interessante, e seus seguidores ficarão ainda mais interessados na sua pizza!
  • Publicar Cardápio: vamos combinar, ninguém consegue ler! E tem mais: como falamos um pouco alí pra cima, o cliente compra com os olhos. Ou seja, o seu  produto precisa aparecer, e não a descrição dele.
  • Fotos Ruins: pare um tempinho para produzir fotos boas. Mas se não conseguir contratar um profissional, estude sobre como você mesmo pode produzir fotos impactantes;

Conclusão

Definitivamente, administrar uma rede social não precisa ser uma tarefa tão difícil. Neste artigo você viu que, em poucos passos, você consegue estruturar uma estratégia de marketing para implementar no Instagram da sua pizzaria.

Inclusive, sempre estamos postando esse tipo de conteúdo para te ajudar nessa missão. Cadastre seu e-mail abaixo e receba conteúdos mensalmente, direto na sua caixa de e-mails! Vem com a gente que é sucesso!

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