Se você está pensando em abrir um delivery mas não sabe por onde começar, esse artigo é pra você! Vamos te ajudar a entender o que é realmente prioridade e quais são os fatores que você vai precisar ter mais atenção na hora de abrir o seu delivery.
É fato que a pandemia da covid-19 acelerou a transformação digital e a forma como as pessoas adquirem e consomem produtos. Quem já estava no ramo e preparado para atender a alta demanda, se deu bem. Por outro lado, quem dependia exclusivamente do atendimento físico, infelizmente, sentiu muito os efeitos da pandemia.
Da mesma forma que temos os empreendedores que já estavam no ramo de Alimentação Fora de Casa antes mesmo de alguém imaginar em pandemia, temos ainda os novos empreendedores, que decidiram mudar o rumo de suas vidas e se reinventar. Estes encontraram no delivery uma grande possibilidade de dar a volta por cima e surfar a onda, já que tudo indica que o delivery veio para ficar!
Mas abrir um delivery não é uma tarefa tão simples quanto parece (nem tão difícil). Mas, se você quer um negócio rentável e que possa crescer ao longo do tempo, você precisa pensar em profissionaliza-lo desde o dia #1.
Fique tranquilo! Vamos te ajudar com isso!
Conteúdo deste Artigo
Antes de abrir um delivery, você precisa avaliar se valerá a pena
Eu sei que você está super empolgado com a ideia de abrir as portas logo e lançar seu delivery no mercado o quanto antes. Porém, antes de tudo, você precisa estudar para ver se compensa e se tudo é como você estava esperando mesmo.
Então faça uma boa Pesquisa de Mercado, avaliando:
- O perfil de cliente que você deseja explorar;
- Qual tipo de produto você pretende vender e se este ainda tem um mercado bom na sua região;
- O que os seus concorrentes estão fazendo de certo e errado (para você encontrar oportunidades de melhorar e se destacar);
- Fornecedores de insumos e dos equipamentos para montar o seu delivery;
- Localização.
Feito isso, também é importante você fazer um Plano de Negócios. Nele, você pode levantar todos os custos que terá para abrir um delivery na região escolhida. Além disso, você pode planilhar todos os custos de produção, equipe, marketing e outros, para conseguir precificar adequadamente.
A parte burocrática também é importante
Abrir um delivery é como abrir como qualquer outra empresa. Por isso, é muito importante que você consulte um contador para te ajudar com a abertura da empresa e os alvarás necessários.
Basicamente, você vai precisar dos seguintes alvarás e documentos regulamentadores:
- CNPJ;
- Inscrição Estadual;
- Alvará de Funcionamento e Localização;
- AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros);
- Certificado de Responsável Técnico;
- Certificado de Limpeza e Desinfecção dos Reservatórios de Água;
- POP (Procedimento Operacional Padrão) de: Controle de Pragas, Controle de Recebimento de Mercadorias, Higiene do Ambiente, Higiene Pessoal, Higienização de Hortifruti, Potabilidade de Água.
Ah, é importante dizer que alguns destes alvarás acontecem antes da cozinha estar pronta, e outros, depois. Por isso é importante ter um acompanhamento de um contador especializado.
Uma boa cozinha é o suficiente para abrir um delivery
Enquanto em um restaurante você precisa utilizar grande parte do salão para montar as mesas, ainda se preocupando com corredor, banheiros, etc, em um delivery você fica livre de tudo isso.
Basta você ter uma boa cozinha, equipada com tudo o que você precisa, e voilá! Seu delivery está (praticamente) pronto!
Tendo isso em mente, você tem três opções, e a decisão vai depender da quantidade de verba disponível para este investimento:
1. Ter sua própria cozinha
Você pode locar/construir de acordo com o seu gosto, tipo de produto a ser vendido, ou tamanho da equipe. Dessa forma, se você optar por uma cozinha própria, a grande vantagem é com relação ao seu endereço fixo. Com isso, você pode ter a opção de seus clientes retirarem os pedidos no balcão.
2. Produzir na cozinha da sua própria casa
É uma ótima opção se você está com pouca grana. Assim, você vai utilizar toda a estrutura que você já tem, como pia, fogão e geladeira, além dos eletroportáteis. E então você pode equipar com os itens que faltaram, como uma fritadeira, ou uma chapa.
Importante: não é porque está utilizando a infraestrutura da sua casa, que os cuidados com os procedimentos e toda parte burocrática devam ficar de lado. Muito pelo contrário! Os cuidados precisam ser maiores, especialmente se você tem crianças ou Pets em casa.
3. Alugar uma cozinha compartilhada
Também chamadas de Dark Kitchen ou Cozinhas Fantasmas. Apesar do nome soar um pouco assustador, essa é uma simpática forma de reduzir o investimento quando for abrir um delivery.
É hora de pensar no cardápio
O seu cardápio pode fazer você se destacar rapidamente e bombar seu delivery, ou levar você ao fracasso. Pense bem: você precisa conquistar o futuro cliente de primeira! Dificilmente ele vai retornar ao seu cardápio se ele não gostou do que viu na primeira vez…
Por isso, o cardápio deve ser feito de forma bem estratégica. Um bom cardápio é matador, ou seja, o cliente não consegue fechá-lo sem sentir a vontade de pedir em seu delivery. Mesmo que ele dê uma espiada em seu concorrente, ele vai querer voltar e fechar com você!
E qual vai ser a embalagem que vai levar suas delícias?
O cliente espera receber em casa o prato que ele viu nas imagens. Melhor ainda seria se a realidade superasse a expectativa. Esse é um grande desafio dos deliveries, visto que você não pode empilhar ingredientes para formar um detalhe a la masterchef e garantir que chegará assim ao seu cliente.
Pensando nisso, a embalagem não pode ser escolhida por ser a mais barata. Ela deve se adaptar ao que vai dentro, e não o contrário. A embalagem precisa valorizar o seu produto, garantir que ele chegue fresco/quentinho, sem desmontar.
Além disso, é muito importante que sua identidade visual seja exaltada na embalagem. Pegue como exemplo as grandes redes de fast-food e suas icônicas embalagens! Está liberado copiar alguma ideia, mas, nada como ser criativo e ousado!
Abrir um delivery é bom, mas vender seus produtos é melhor ainda!
Aqui vai mais um detalhe importante que você precisa pensar na hora de abrir o seu delivery: os canais de vendas.
Tudo tem que ser pensado estrategicamente, para garantir uma experiência de compras muito positiva ao seu cliente.
A melhor opção é você ter seu próprio aplicativo e site de vendas. Assim, você não depende exclusivamente dos marketplaces. Pensando nisso, imagina que, por algum motivo, eles fiquem fora do ar por horas ou simplesmente deixem de existir! 😱 Apesar das chances serem pequenas, elas existem. E, se acontecer, você não irá vender, pois seu único canal de vendas está inativo. Sem contar que estes marketplaces consomem uma fatia enorme do seu lucro… 🤐
Claro que tê-los como um canal de vendas complementar é uma ótima alternativa. Aliás, quanto mais, melhor! Se você optar pelo maior marketplace, o iFood, você ainda consegue integrá-lo em seu sistema, para não ter de visualizar duas telas durante o seu expediente.
O WhatsApp também é um outro canal de vendas importante. Porém, se você tentar ficar respondendo mensagem por mensagem, você vai surtar rapidinho. E, pra ser sincera, isso te fará perder muito tempo.
Mas, se você utilizar essa ferramenta como um aliado, você terá muito sucesso! A melhor forma é você configurar uma resposta automática, recepcionando seu cliente e direcionando-o para o seu aplicativo próprio. Dessa forma você consegue aproveitar o mais famoso meio de comunicação atual, deixando ele trabalhar por você!
Outros canais de vendas que você pode fazer da mesma forma que ensinamos com o WhatsApp, são as redes sociais. Você consegue configurar resposta automática no Facebook e no Instagram!
O Marketing precisa ser de primeira!
Não se engane achando que o marketing do seu delivery pode ser feito pelo seu sobrinho – a não ser que esse cara seja fera! O marketing precisa de muita atenção, pois ele é o responsável por levar o seu produto ao interesse de seus futuros clientes, ajudando na conversão das vendas.
Assim, recomendamos que você contrate um profissional ou agência de marketing digital. Além de artes bonitas, ele vai te ajudar com ideias de promoções e toda estratégia de marketing para fazer seu delivery crescer.
Mas sabemos que abrir um delivery exige muito investimento. Portanto, se a grana ficou curta, faça você mesmo as artes das redes sociais. Nesse primeiro momento, é importante você estar presente e constante, para ser lembrado pelo seu cliente.
Não se esqueça de configurar o Pixel do Facebook para conseguir entregar as campanhas patrocinadas (pagas) de forma mais precisa. Dessa forma, você consegue entregar seu anúncio para as pessoas que já visitaram sua página ou que tem algum interesse similar ao seu negócio, ao invés de sempre procurar por público novo.
Pronto, agora você já pode dar os primeiros passos para abrir um delivery de forma correta!
Neste artigo, buscamos trazer uma visão geral dos passos mais importantes para te ajudar a tirar a ideia do papel e abrir o seu delivery de uma vez por todas!
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