Gestão e Administração

Gestão Eficiente de Delivery

Gestão Eficiente de Delivery

Vamos te ajudar com um conteúdo bem completo, e muito fácil de ser implementado, sobre Gestão Eficiente para você administrar o seu delivery e faturar mais!

Está precisando aumentar as vendas do seu delivery, mas não está encontrando novas formas de fazer isso? Te garanto que uma gestão eficiente do seu delivery pode ser uma grande virada de chave!

Nesse sentido, imagina agora com a pandemia e lockdown, onde os gastos com delivery aumentaram mais de 230%? Precisamos aproveitar que a forma de consumo mudou!

Ter um delivery não é uma tarefa fácil, sabemos!

Jovem empreendedor  negro vestindo uma camiseta azul, preocupado com a gestão ineficiente do seu delivery
Jovem empreendedor preocupado com a gestão do seu delivery | Copyright: Envato Elements

Mas você pode aliviar um pouco a tensão nos processos quando estes estão funcionando “redondinho” para dar mais atenção à experiência e encantamento do seu cliente.

Antes de mais nada, vamos colocar “os pingos nos is” e explicar o que é Gestão Eficiente!

Gestão Eficiente está ligada diretamente ao operacional do seu negócio!

Ou seja, como realizar as operações do dia-a-dia investindo menos tempo e dinheiro. É fazer o melhor e ganhar velocidade, sem abrir mão da qualidade.

Ok! Agora ficou fácil de entender e por onde começar, certo? Vamos lá:

1. Estude muito!

Sim, isso mesmo que você leu!

Você precisa conhecer a fundo seu negócio, estudando muito sobre o seu mercado e suas tendências, sobre seus concorrentes e, igualmente, sobre liderança e gestão. 

Você precisa consumir esse conteúdo diariamente para não ser pego de surpresa ou para não perder grandes oportunidades de inovar.

2. Planeje cada semana

Tenha um controle eficaz do que você precisa fazer!

Essa é a peça chave da Gestão Eficiente do seu Delivery.

Para que você não cometa o erro de deixar esgotar algum prato que está vendendo muito e ficando famoso, você precisa se planejar para atender a demanda.

Desta forma, recomendamos que toda segunda-feira, que é um dia mais calmo na sua operação, avalie como foi a semana. Analise tudo o que você precisará para atender a demanda dos próximos 15 dias.

Como estamos em lockdown em muitas partes do país, se atente aos novos prazos de envio de suprimentos para não entregar uma embalagem fora do padrão, por exemplo.

3. Reveja seu cardápio

Você compra todos os alimentos e embalagens necessárias para atender 100% à todos os itens do seu cardápio? Ok, mas… você vende todos os pratos do cardápio semanalmente?

Variedade de hambúrgueres  em fundo cinza
Menos é mais! Invista tudo nos seus melhores pratos | Copyright: Envato Elements

Às vezes é melhor ter um cardápio mais enxuto, mas que todos os produtos tenham uma boa aceitação.

Assim, você consegue economizar na compra de ingredientes, não terá desperdício e você pode faturar mais!

Além disso, você pode fazer a estratégia de Engenharia de Cardápios, dando mais ênfase aos produtos que deseja vender mais e maximizar os lucros.

4. Ferramentas podem ajudar muito na gestão eficiente do seu delivery

De antemão, tenha ferramentas para facilitar seu dia-a-dia!

Imagina você ter que atender clientes por telefone e WhatsApp, controlar os pedidos em planilha ou comandas de papel, lidar com cozinha, anotar o que está faltando no caderno, controlar as entregas do motoboy…

Isso sem contar que você ainda precisa ser marketing, financeiro, gestor e administrador. Puxado né?

Mas se você tiver ferramentas para agilizar estes processos, você terá mais eficiência na sua gestão. Um gerenciador de pedidos recebidos diretamente pelo seu próprio site e aplicativo pode te ajudar muito!

Assim, se você colocar na ponta do lápis vai entender que investir em ferramentas te faz vender muito mais, absorvendo este investimento rapidamente.

5. Como está sua equipe?

Mesmo você tendo um aplicativo que automatiza os pedidos do WhatsApp e envia para produção (o que já te tira um peso grande das costas).

Mas à partir do momento em que o pedido chega à cozinha, passa a ter uma operação que depende das pessoas.

Assim, você precisa garantir que a equipe está altamente treinada para atender a demanda dos seus dias e horários mais movimentados.

Homem abrindo massa de pizza com as mãos
Pizzaiolo feliz com seus pedidos organizados | Copyright: Envato Elements

Faça cursos internos (e externos também, por que não?!) para reciclar o conhecimento e melhorar os pontos que os clientes estão falando nas avaliações – como demora na entrega, tempero forte, lanche diferente da foto, etc.

Inclusive, o Sebrae oferece diversos cursos 100% remotos e gratuitos com várias especializações. Vale a pena dar uma conferida!

6. Seja cliente por um dia!

A única forma de entendermos exatamente qual é a experiência que estamos oferecendo aos nossos clientes, é vivenciando!

Ocasionalmente, em um dia que não estiver na operação faça um pedido (com outro nome, para não influenciar os resultados) e avalie tudo: do pedido à última mordida no lanche.

Certamente você terá uma visão clara de onde ainda tem espaço para melhorar.

7. Analise o desempenho do seu delivery

Um gestor eficiente avalia o desempenho de todo seu negócio. Ele estuda sobre o mercado, lê sobre liderança e gestão, acompanha os concorrentes e se preocupa com sua equipe.

Além disso, um bom gestor oferece o melhor ao seu cliente e, por último mas não menos importante, ele analisa os resultados – todos eles!

Assim, é preciso lidar com o seu delivery como uma empresa, tomando o cuidado para que ela não seja algo informal.

Uma empresa gera métricas de desempenho e elas servem para entender oportunidades e ameaças, evitando que algo te pegue de surpresa.

Definitivamente… vamos começar os trabalhos? Pegue seus relatórios e faça os ajustes necessários para o sucesso do seu delivery!

Conte conosco para te apoiar. Visite sempre este blog para saber mais sobre o universo do delivery. Você vai ver que uma gestão eficiente do seu delivery vai te ajudar a faturar muito mais!

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