Você sabia que é possível aumentar as vendas na crise em 60%, ou mais?
Sim, isso é possível! E já te adianto que não estou falando em você cortar custos ou reduzir a qualidade dos seus ingredientes. Contudo, se preocupar com o porcionamento é super importante, para evitar desperdícios. Mas, neste artigo, vou te passar técnicas de marketing que provalvemente você não conhecia e são super fáceis de aplicar.
Antes de mais nada, vamos analisar melhor alguns números do mercado de pizzarias no Brasil para termos uma ideia do potencial que ele possui:
O brasileiro é o 2º maior consumidor de pizzas do mundo
Isso mesmo, ficamos atrás apenas dos Estados Unidos! Eita povo que gosta de comer pizza! Hehe
Pra você ter ideia do tamanho desse mercado, vamos traduzi-lo em números:
- O Brasil possui mais de 40 mil pizzarias;
- Na pandemia, o aumento no consumo de pizzas aumentou em 30%;
- O mercado cresce em média 8% ao ano;
- Em Curitiba 200 mil pizzas são vendidas por dia;
- Esse mercado é liderado pelas pequenas empresas (99% são optantes do Supersimples) e movimenta R$ 22 milhões por dia, segundo o SEBRAE;
- A pizza é o prato mais pedido do mundo, segundo uma pesquisa realizada pelo Grupo HelloFood em 2014.
Números animadores, não é mesmo!? Mas, com tanta gente querendo comer pizza e, logo, tanta pizzaria nova, parece que ficou ainda mais difícil se destacar. Fala a verdade: você também está com dificuldades em vender, não é?
Mas calma! A ideia principal deste artigo é te mostrar como um marketing inteligente e estratégico pode te ajudar a trilhar caminhos que te levem a aumentar as vendas na crise, bem como te colocar na frente dos seus concorrentes.
Conteúdo deste Artigo
“Ah, mas eu não sou profissional de marketing, sou dono de pizzaria!”
Bem observado! Esse artigo é justamente para você que não entende muita coisa de marketing, mas que sabe mesmo é como fazer pizzas (ou qualquer outra delícia e que vende no delivery).
Primeiro de tudo, vamos pensar juntos aqui rapidamente: Por que o cliente compraria de você e não do seu concorrente?
Variação de sabores? Qualidade da pizza? Preço? Entrega rápida?
Você deve ter um diferencial, mas com um mercado cada vez mais concorrido, esses fatores já não são mais diferenciais e sim requisitos básicos para sobreviver no mercado.
Então vamos ao que interessa:
Como aumentar as vendas da sua pizzaria em plena crise
1. Você precisa vender online
A regra mais básica e mais eficiente do marketing: você precisa estar onde seu cliente está. Portanto, você precisa estar online assim como seu cliente está.
Você sabia que o Brasil conta com 74% da população online, acessando conteúdo via computador ou smartphones? Sem contar que o Brasil é líder no tempo gasto em redes sociais. Olha que potencial você tem em mãos!!
Então, se você ainda não tem um site de vendas ou aplicativo, corre! Você precisa estar onde seu cliente está, ou seja, online!
Afinal, com um site de vendas ou app, você vai conseguir entregar uma melhor experiência de compras ao seu cliente.
2. Segmente seus público nas campanhas patrocinadas
Esse ponto é importante e preciso que se concentre nessa parte: se você fizer campanhas patrocinadas sem segmentar muito bem seu público, você vai perder dinheiro.
Em síntese, você precisa detalhar o público para qual deseja entregar suas publicações patrocinadas: coloque a distância máxima em que você consegue entregar, o perfil do seu consumidor e os interesses / comportamentos que se conectam com seu negócio. Veja um exemplo:
3. Rastreie seu cliente
Você já deve ter feito seu perfil no Instagram ou Facebook. Mas, apenas criar o perfil e postar suas pizzas não vai aumentar suas vendas. Você precisa aproveitar todo o potencial das ferramentas que tem em mãos.
Ou seja, o seu site de vendas ter o Pixel do Facebook instalado. Assim, quando você fizer as campanhas patrocinadas, você vai conseguir entregar o seu conteúdo com muito mais assertividade, sem ter de gastar rios de dinheiro.
Além do mais, quando você utiliza o Pixel do Facebook, você consegue mensurar melhor os resultados das suas campanhas.
4. Transmita segurança com o Storytelling para aumentar suas vendas
Storytelling é a habilidade de contar histórias. Quem não gosta de uma boa história? O ser humano é curioso por natureza, e uma história interessante é capaz de envolvê-lo à ponto de influenciar em suas decisões.
Isso significa que se você utilizar o Storytelling para contar como sua pizzaria surgiu, por exemplo, você terá mais credibilidade.
Mas para que o Storytelling funcione, você precisa estar atento à dois pontos importantes: 1) Precisa ser verdadeiro e 2) Precisa ter emoção.
Você pode utilizar esta técnica na maioria dos seus posts, desde entrando em detalhes sobre a receita de família na divulgação de um sabor especial, assim como pode contar um pouco da equipe.
Dica de ouro: utilizar depoimentos (provas sociais) dos seus clientes que já provaram é um bom uso do Storytelling. Elas trazem emoções verdadeiras, e esse é o pulo do gato.
5. Pessoas compram de pessoas
Por mais evoluída que esteja a tecnologia, ainda somos seres humanos comprando de outro ser humano.
Por isso, humanize seu atendimento. Por exemplo: Escreva um bilhetinho de “bom apetite” à mão na embalagem, com o nome do cliente; Faça Stories no Instagram mostrando um pouco dos bastidores; Envie um mimo (um chocolatinho, talvez?!) quando o cliente pede pela primeira vez; Fale das pessoas que fazem parte da sua pizzaria, publicando fotos e histórias em suas redes sociais.
São inúmeras possibilidades em tornar esse atendimento pessoal, ainda que utilizando meios tecnológicos para vender.
6. É mais fácil vender para quem já é cliente
Philip Kotler, um grande visionário consultor de Marketing, dizia: ‘Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo‘.
Tendo isso em mente, você deve apostar em estratégias de retenção desse cliente. Precisa fazê-lo comprar de você de novo, de novo, de novo e de novo. Dessa forma, seu faturamento irá aumentar com pouco esforço, independentemente da crise.
Mas como? Uma das técnicas mais eficazes para isso é a do Programa de Fidelidade, onde o cliente ganha benefícios ao acumular pontos por comprar em sua pizzaria.
Outra dica bacana é a do Programa de Indicação. 80% das pessoas estão propícias à indicar você para um parente ou amigo, mas elas não são estimuladas a fazerem isso.
Ponto importante aqui: Deste dado acima, estamos falando apenas de clientes satisfeitos, ok? Então, primeiro ganha-se o coração dele, para depois pedir indicação (e bonificá-lo com isso).
7. Parcerias estratégicas para você aumentar suas vendas na crise – e dos seus parceiros também!
Vamos lá, pense no seu cliente agora. O que ele consome, além da sua pizza, em seu dia-a-dia?
Seu cliente provavelmente comemora aniversários, certo? Então, que tal fazer uma parceria com uma doceria, por exemplo? Alguns doces dela podem fazer parte do seu cardápio de sobremesas, e por outro lado, você pode colocar suas pizzas no Kit Festa dela.
Esse tipo de parceria é o famoso “ganha-ganha”. Vocês aumentam a audiência de ambos, vendem de forma conjunta e jamais se tornariam concorrentes, pois são nichos complementares.
8. Faça o uso das PornFoods
Sabe quando você vê uma foto de uma pizza sendo servida (sim, essa foto acima :P), onde o queijo fica esticado e você consegue até sentir o gosto dela só pela foto?
Apesar do nome estranho, o conceito por trás das PornFoods é que ela causa desejo no espectador. Afinal, ela é apelativa por si só.
Então a dica é: faça o uso das PornFoods nas suas redes sociais. Faça vídeos nos Reels ou Stories da pizza saindo do forno, publique fotos de pessoas se deliciando com ela ou simplesmente os ingredientes em detalhes.
Agora você pode aumentar suas vendas na crise de forma mais estratégica! Mão na massa!
Mesmo em tempos de crise o mercado da pizza vem mostrando ser um ótimo mercado com um grande potencial. Dessa forma, concorrência acirrada pode ser vencida usando uma boa estratégia de marketing digital.
Em outras palavras, tente combinar as dicas acima. Junte uma foto PornFood com um Storytelling detalhando o que está na imagem e a experiência que o seu cliente tem ao comer, e faça anúncios Ads.
Sinceramente? Duvido você não aumentar suas vendas na crise depois de ler esse artigo todo.
Mas, pra isso, você antes precisa estar online! Pois, para aumentar a demanda, você precisa estar preparado e ter uma forma de automatizar o recebimento de pedidos, hein?! Lembre-se: cliente satisfeito em todas as etapas!
Qual é a maior barreira que te impede de conseguir resultados através da internet? Deixe o seu comentário 🙂
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Muito bom o conteúdo.. Também estou abrindo um delivery e achei muito importante as dicas.
Obrigado pelo conteúdo!
Obrigado pelo feedback Marlon, ficamos felizes em ajudar!
Bom dia! Achei ótima a pagina..
Tenho uma pizzaria delivery em Salvador e as vendas estão ruins, espero aprender por aqui
o site da pizzaria ainda está em construção.
obrigada
Patrícia
Olá Patricia!
Obrigado pelo feedback, esperamos continuar ajudando com novos artigos.
Quanto a lei que obriga a Pizzaria a não cobrar pelo preço da de maior valor , tive uma idéia espero que que vcs avalie e me de sua opiniões!
Pensei em dar nome as pizzas com dois sabores, ex: pizza O Garimpeiro 1/2 frango 1/2 calabresa, em meu cardápio tenho pizza com nomes que homenageia algumas pessoas como a da sogra, do sogro, do padre, do Vampiro e assim por diante! Algumas pessoas podem achar que estou enganando os clientes mas no fundo estou somente dando continuidade a uma tradição das Pizzaria que já vem a décadas trabalhando nesse sistema da cobrança do de maior valor, quanto ao preço não coloca o valor real e sim um acréscimo pelo trabalho que da para confecção da mesma!
Olá Edson, tudo bem?
Esse “jeitinho brasileiro” de criar um novo nome para a combinação de sabores pode funcionar, mas pode acabar resultando em confusão tanto para os seus clientes quanto para a sua equipe, imagine criar uma nome para cada combinação possível?
A maneira mais recomendada é manter o cálculo da média dos preços como a lei exige e cobrar um adicional para pizzas com mais de um sabor, assim você mantém a simplicidade e a transparência com os seus clientes.
No nosso sistema, Expresso Delivery, possui essa opção. Onde você pode configurar um acréscimo pra cada quantidade de sabores. Por exemplo: Em uma pizza de 3 sabores seria cobrado a média dos preços + R$ Taxa configurada.
Com essa lei eles quiseram aumentar a transparência, mas acabaram aumentando o preço das pizzas para o consumidor. Visto que na maioria das vezes o valor da maior sairia mais em conta do que se somando uma taxa adicional ao preço médio.
Fala amigo. Vc teria um contato de telefone . Para falarmos sobre site. Aplicativo, e outras coisas. Obrigado . No aquardo
Olá Leandro, tudo bem?
Enviei as minhas informações de contato por e-mail.
Fala hudson.. nao recebi . Preciso de um cont. Telefone para conversarmos melhor. Obrigado. No aquardo
Leandro pode ligar para o número 16 3506-7095
Olá, também gostaria do contato de vocês desde já obrigado.
[…] vimos neste artigo o mercado de pizzarias é muito promissor no Brasil e muita gente quer uma fatia desse mercado, o […]
E aí te certo ? Estou pensando em investir 300,000 numa franquia de pizza sera que é o momento certo ou e muito arriscado ? Devido a crise ?
Olá William,
O risco depende muito do modelo de negócio da franquia e da sua região.
Mas o que podemos observar com os nossos clientes é que mesmo em momentos de crise o mercado está aquecido, apesar da grande concorrência, muitas pizzarias novas estão tendo bastante sucesso.
Mantendo a qualidade do produto e atendimento, somado a uma boa estratégia de marketing, as chances de sucesso são boas.
Ainda não tenho pizzaria mais amei cada uma das informação que está escrito aqui, pois são essenciais..
Ficamos felizes em ajudar Francisco.
Obrigado pelo comentário 🙂
vcs estam de parabens pelas informções amei, abri um novo horizente!!!
Bom dia,
Eu e meu marido temos uma pizzaria e no momento esta muito fraco. Vendendo 3 por dia.
O que você poderia nos ajudar com dicas do que fazer para chamar clientela.
Colocamos no cardápio até pizza frita mas não teve muito sucesso. e a nossa pizza é otina.
Tenho uma pizzaria delivery, começamos a nem um mês estou tendo grandes vendas, mas poderia estar melhor, fiz uma página no Facebook, fiz uma promoção do dia dos namorados, na página.. fiz uns panfletos tbm, mas meu erro talvez esteja nos valores, coloquei 19,90 são 14 sabores com o msm preço, e a taxa de entrega 2,00 mas as coisas subiram de valor é eu não to ganhando muito qse nada, e por ser começo estou com medo de subir o preço e perder clientes.. me ajuda!!?
Olá Aline, tudo bem?
Como vocês inauguraram recentemente e acabaram de distribuir panfletos com esse preço, seria legal esperar um tempo para fazer o aumento.
E quando o fizer, revise todo o seu custo tanto de produção quanto operacional, com uma boa margem de lucro para evitar que a situação se repita.
Estou pensando em abrir um delivery de pizza , se puderem me mandar dicas.
Boa noite! Abri um delivery há 20 dias na cidade de Itabira MG, e as vendas não passam de 3 pizzas por dia. Como faço pra aumentar as vendas!
Olá Vânia, tudo bem?
Sem dúvidas o marketing é um pilar essencial para o aumento de vendas na inauguração da sua pizzaria.
Você também pode explorar o poder das promoções de inauguração para que os clientes da sua região passem a conhecer o seu delivery.
Recomendo a leitura do seguinte artigo: https://expressodelivery.com.br/blog/promocoes-para-pizzarias-e-lanchonetes/
Além desse artigo o nosso blog conta com muitas dicas de marketing que podem ajudar a sua pizzaria.
Espero ter ajudado, sucesso!
Boa noite gostei mt das dicas
Minha. Pizzarias e nova 9 dias. Esta fraca vededo pouco
ola, estou cursando tecnólogo em gastronomia na UNIFTEC em Caxias do Sul-RS e estava mesmo pensando bem abrir um negócio próprio apenas para vender pizzas. obrigado por compartilhar as idéias
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