Um dos grandes diferenciais do sistema Expresso Delivery é a flexibilidade na configuração de combos e promoções para o seu restaurante.
O módulo avançado de combos e promoções é uma poderosa arma de marketing que pode alavancar as vendas do seu delivery.
No post de hoje vamos apresentar em detalhes todos os tipos de promoções e configurações que é possível fazer no sistema para que você possa utilizar todo o seu potencial e ter resultados incríveis.
Conteúdo deste Artigo
Tipos de Promoções do Sistema Expresso Delivery
Vamos começar do tipo mais comum e avançar até o mais complexo.
1 – Promoção de Desconto em Produtos
Com esse tipo de promoção podemos configurar um desconto especial para produtos ou categorias específicas do seu cardápio.
O famoso “de R$ 130 por R$ 97,90″.
Nesse tipo de promoção podemos configurar o seguinte:
- Tipo de Desconto: desconto em real, porcentagem ou “por apenas R$”;
- Origem do Pedido: válida apenas para pedidos online?
- Período: data de início e fim;
- Dias da Semana;
Esse tipo de promoção é muito eficiente para incentivar as vendas em dias de menor movimento, ações sazonais e queima de estoque. Uma vez que você define os itens do cardápio que irão participar.
Exemplos de Promoções:
Promoção do Dia: Você pode configurar um valor especial para um produto para cada dia da semana. O McDonald’s deixou esse tipo de promoção bem popular aqui no Brasil.
Pizzas Tradicionais por R$ 39: De segunda à quinta-feira qualquer pizza grande dos sabores tradicionais sai por R$ 39.
Semana do Chocolate: Durante a semana do dia do chocolate todos as sobremesas do cardápio tem 20% de desconto.
2 – Promoção de Desconto no Pedido
Com esse tipo de promoção podemos oferecer um desconto no pedido de acordo com o critério que desejarmos incentivar.
Esse tipo de promoção conta com as seguintes opções:
- Tipo de Desconto: desconto em real ou porcentagem;
- Calcular Desconto Sob: define se o desconto será aplicado no valor total do pedido incluindo a taxa de entrega, ou se será aplicado somente nos valor total dos itens;
- Valor Mínimo do Pedido (opcional);
- Período: data de início e fim;
- Dias da Semana;
- Limitar a um Pedido por Cliente: Define se o cliente poderá participar dessa promoção mais de uma vez;
- Origem do Pedido;
- Formas de Pagamento;
- Formas de Entrega;
Com essas opções podemos criar promoções para incentivar um comportamento desejado, como por exemplo:
- 5% de Desconto para Pagamento em Dinheiro ou Pix;
- 10% de Desconto para Pedidos Online acima de R$ 100;
- 10% de Desconto para Pedidos Online para Retirada;
Podemos incentivar a forma de pagamento que temos menores taxas, os pedidos online para migrar os clientes do telefone/whatsapp para o site, ou até mesmo os pedidos retirada nos horários de pico onde a logística passa a ser o gargalo da nossa operação.
3 – Promoção de Frete – Taxa de Entrega
Os clientes amam entrega grátis e essa promoção foi desenvolvida especialmente para isso.
Confira as suas configurações:
- Tipo de Desconto: frete grátis, porcentagem, real, por apenas;
- Bairros ou Raios: define quais bairros ou distâncias participarão da promoção;
- Valor Mínimo do Pedido (opcional);
- Período: data de início e fim;
- Dias da Semana;
- Apenas para Primeira Compra do Cliente?
- Limitar a um Pedido por Cliente: Define se o cliente poderá participar dessa promoção mais de uma vez;
- Limite Diário: define quantas vezes essa promoção poderá ser vendido por dia;
- Origem do Pedido;
- Formas de Pagamento;
- Formas de Entrega;
Exemplos de promoções de entrega:
- Entrega grátis para pedidos acima de R$ 90,00;
- Entrega grátis de segunda à quinta-feira para os bairros x, y e z;
- Entrega grátis toda terça-feira apenas para pedidos online;
4 – Promoção Compre e Ganhe
Com essa promoção você pode definir os requisitos do pedido (produtos ou valor) e quais serão os prêmios caso esse requisito seja cumprido.
Parece complicado, mas com exemplos é bem prático de se entender.
Esse tipo de promoção conta com as seguintes opções de configuração:
- Tipo de Requisito: produto ou valor R$;
- Origem do Pedido: válida apenas para pedidos online?
- Período: data de início e fim;
- Dias da Semana;
- Limitar a um Pedido por Cliente: Define se o cliente poderá participar dessa promoção mais de uma vez;
- Limite Diário: define quantas vezes essa promoção poderá ser vendido por dia;
Com isso podemos criar poderosas promoções como:
- Compre 2 pizzas grandes e ganhe um refrigerante de 2 litros;
- Compre um big burger e por mais R$ 2,00 leve um refrigerante lata;
- Apenas às quarta-feiras compre uma pizza grande e ganhe uma pizza broto doce;
Quando o cliente adicionar as 2 pizzas grandes no pedido a promoção abrirá automaticamente para ele, informando sobre o prêmio.
Note que o prêmio não precisa ser necessariamente grátis, é possível configurá-lo com um desconto especial.
Se o tipo de requisito for “por valor”, podemos criar promoções como:
- Nas compras acima de R$ 90,00 ganhe um milk-shake;
5 – Cupom de Desconto
O cupom de desconto é um tipo de promoção muito versátil e um dos mais utilizados.
No sistema Expresso Delivery podemos gerar cupons com os seguintes tipos de desconto:
- Desconto no Pedido: concede um desconto em porcentagem ou real no valor do pedido;
- Desconto em Itens: aplica o desconto apenas nos itens ou combos selecionados;
- Entrega Grátis: concede entrega grátis ao aplicar o cupom no pedido;
Assim como os outros tipos de promoções também podemos configurar a origem do pedido, período, dias da semana, etc. Mas vamos focar nas opções específicas dos cupons de desconto:
- Quantidade Máxima de Cupons: número de vezes que o cupom poderá ser utilizado;
- Quantidade Máxima de Cupons por Cliente: número de vezes que o cupom poderá ser utilizado pelo mesmo cliente;
- Limitar Horário: define a hora inicial e final de validade do cupom;
- Formas de Pagamento: para quais formas de pagamento o cupom será válido;
- Cupons de Aniversário: válido somente no dia, semana ou mês de aniversário do cliente;
- Cupom de Primeira Compra: cupom válido apenas para o primeiro pedido do cliente (com opção de aplicação automática);
Como podemos ver pelas opções oferecidas pelo sistema, o céu é o limite quando se trata de cupons de desconto.
Vejamos alguns exemplos:
- Use o cupom “BLACKPIZZA” durante a semana da Black Friday e ganhe 30% de desconto em pizzas grandes, apenas para pedidos online;
- Use o cupom “BEMVINDO” e ganhe R$ 10 de desconto no seu primeiro pedido online;
- Use o cupom “CORUJAO” e ganhe 15% de desconto para pedidos feitos entre 22:00 e 23:00;
- Use o cupom “INSTARAPIDO” para ganhar 20% de desconto no seu pedido online, válido apenas para os 5 primeiros pedidos;
📣 Todo cupom de desconto gera um link compartilhável, quando o cliente acessa esse link o cupom de desconto já é aplicado automaticamente em seu pedido. Facilitando assim a divulgação nas redes sociais e parcerias com influenciadores digitais.
Sistema de Combos
Além dos cinco tipos de promoções listados acima o sistema Expresso Delivery também conta com um sistema de combos avançado.
Trabalhar com combos promocionais é uma ótima maneira de aumentar o ticket médio do seu delivery.
6 – Combos Promocionais
Exemplos comuns de combos promocionais:
- Pizza grande tradicional + Refrigerante 2 Litros por apenas R$ 69;
- Pizza grande (qualquer sabor) + Refrigerante + Pizza Broto Doce com 30% de desconto;
- Lanche + Batata Frita + Refrigerante Lata por apenas R$ 42;
E por que consideramos o nosso sistema de combos como “avançado”?
Porque além do desconto por estar comprando um conjunto de itens, o sistema permite configurar diversas opções de disponibilidade e restrições na montagem do item.
Vamos supor que fora do combo a sua pizza grande suporte até 4 sabores e borda recheada.
Mas por estar oferecendo um desconto você certamente desejará limitar algumas opções na montagem dessa pizza.
No sistema Expresso Delivery é possível limitar:
- Os tamanhos de pizza que estarão disponíveis;
- A quantidade máxima de sabores da pizza;
- Quais sabores estarão disponíveis;
- Se vamos permitir adicionar ingredientes;
- Vamos permitir adicionar bordas recheadas? Se sim, como será calculado? O preço da borda já está incluso no valor do combo ou será cobrado à parte;
Dessa forma podemos limitar que dentro do nosso combo a pizza terá o seu tamanho fixo “grande”, será inteira “apenas 1 sabor”, não aceitará bordas e terá apenas os sabores da categoria “tradicional” disponíveis.
Além das restrições de montagem do produto também é possível configurar as seguintes opções de disponibilidade do combo:
- Precificação: combo com valor fixo ou com desconto em porcentagem?
- Origem do Pedido: válida apenas para pedidos online?
- Período: data de início e fim;
- Dias da Semana;
- Formas de Entrega;
- Limitar a um Pedido por Cliente: Define se o cliente poderá comprar esse combo mais de uma vez;
- Limite Diário: define quantas vezes essa combo poderá ser vendido por dia;
- Um Combo por Pedido?
- Bloqueia Cupom de Desconto? para impedir descontos cumulativos e prejuízos;
📣 Todo combo promocional gera um link compartilhável para facilitar a sua divulgação.
7 – Combinados
O sistema Expresso Delivery também conta com um tipo de combo especial chamado “combinado”. Ele funciona praticamente da mesma forma dos combos tradicionais, mas possibilita que o cliente faça troca de itens desse combinado.
Ele foi desenvolvido para atender os combinados/barcas de restaurantes orientais que desejam oferecer a opção de troca dos itens por outros de menor ou igual valor.
Dessa forma se o cliente não gosta de uramaki, por exemplo, poderia trocá-lo por outro item pré-definido pelo dono do restaurante.
Conclusão
Nesse artigo podemos conhecer os 7 tipos de promoções que a plataforma Expresso Delivery oferece para o seu restaurante.
Confira o vídeo abaixo para ver alguns tipos de promoções em ação:
É interessante conhecer os tipos e opções oferecidas para saber a melhor maneira de trabalhar as ações promocionais do seu marketing.
Como você pode ver são muitos detalhes desenvolvidos ao longo dos anos com a ajuda do feedback de milhares de clientes por todo o Brasil que fazem o módulo de combos e promoções ser um dos grandes diferenciais da nossa plataforma.
Ainda não é Cliente Expresso Delivery?
Imagine ter um aplicativo e site próprio com esse poderoso sistema de promoções, sem taxas por pedidos, integrado à um sistema de frente de caixa completo.
É isso que a plataforma Expresso Delivery oferece para o seu estabelecimento. Acesse o nosso site e conheça melhor a nossa plataforma.
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