Aqui na Expresso Delivery, recebemos centenas de novos restaurantes por ano. Ao longo dessas implantações, identificamos um padrão claro que diferencia os clientes que alcançam sucesso daqueles que enfrentam dificuldades ao implementar seu próprio delivery online.
Conteúdo deste Artigo
Por que investir na sua própria plataforma de delivery online?
Os principais motivos que levam empresas a buscar uma plataforma própria para delivery online incluem:
- Otimizar o atendimento de pedidos via WhatsApp;
- Ter um site e aplicativo próprios, sem taxas, evitando dependência de marketplaces como o iFood;
- Acessar ferramentas de marketing e fidelização de clientes para impulsionar o faturamento.
Independentemente do seu principal motivo para investir em uma plataforma própria, evite os erros a seguir para garantir o sucesso do seu delivery online.
1 – Não caprichar nas fotos do cardápio digital
Muitos clientes deixam de atualizar as fotos dos produtos e utilizam imagens genéricas fornecidas pela plataforma. Isso passa uma imagem amadora e pode comprometer a taxa de conversão, reduzindo o impacto do seu aplicativo.
Como Resolver:
- “Feito é melhor que perfeito” – não espere um ensaio profissional para começar.
- Utilize a câmera do celular e explore dicas de iluminação no YouTube.
- Priorize os principais produtos e vá aprimorando as imagens aos poucos.
- Verifique o tamanho e formato das imagens para evitar cortes ou distorções.
- Aproveite fotos já utilizadas nas redes sociais e atualize seu cardápio digital.
A qualidade visual do seu cardápio digital é essencial para qualquer estratégia de delivery online. Não negligencie essa etapa!
2 – Não personalizar o layout e a navegação do cardápio
A Expresso Delivery permite personalizar muito mais do que apenas cores: é possível escolher diferentes layouts e otimizar a experiência de navegação. Como cada segmento possui necessidades distintas, adaptar a apresentação do cardápio pode fazer toda a diferença.
Em hamburguerias e lanchonetes, por exemplo, cardápios mais enxutos podem ser exibidos em uma única página, enquanto estabelecimentos com um número maior de itens podem se beneficiar da divisão em categorias para evitar rolagens excessivas. Já no caso de adegas, mercadinhos e conveniências, onde há uma grande variedade de categorias, um layout em “grade” permite que o cliente visualize mais opções sem precisar rolar muito a página.
Nas pizzarias, a experiência de navegação pode ser ajustada para direcionar o cliente ao finalizar o pedido de uma pizza, seja para a página do pedido, para a categoria de bebidas ou de volta às categorias. Por fim, produtos gourmet, como pizzas napolitanas e hambúrgueres artesanais, exigem um cardápio que valorize o design e os diferenciais do produto, garantindo uma navegação mais sofisticada e interativa.
Aproveite as opções de personalização da plataforma para melhorar a experiência dos seus clientes!
3 – Não atualizar o link do site e aplicativo em todos os lugares
Após lançar sua plataforma, é fundamental atualizar os links em todas as redes sociais e no Google Meu Negócio.
Como Resolver:
- Atualize materiais impressos (embalagens, panfletos, QR codes).
- Revise as informações no Instagram, Facebook e Google.
- Pequenos descuidos podem custar muitos pedidos perdidos!
4 – Não direcionar os clientes para a plataforma própria
Infelizmente sempre existirá uma pequena parcela de clientes que irá preferir pedir por telefone ou WhatsApp, ocupando o tempo dos atendentes. O ideal é incentivar pedidos online para otimizar o atendimento e reduzir a necessidade de equipe extra nos horários de pico.
Como Resolver:
Direcione os clientes do WhatsApp para o delivery online: seja através de um chatbot ou da resposta automática do WhatsApp Business, tenha uma mensagem atrativa incentivando o pedido pelo site.
Treine os atendentes para educar os clientes sobre as vantagens do pedido online.
Fidelize os clientes do iFood: crie promoções e benefícios exclusivos do seu aplicativo próprio para incentivar os clientes a saírem do iFood e passar a pedir diretamente do seu app sem taxas. Pode ser um programa de fidelidade ou combos e promoções exclusivas, um cupom de desconto de primeiro pedido funciona muito bem.
Esse processo pode levar alguns meses, mas os benefícios para o seu negócio compensam o esforço!
5 – Não explorar as ferramentas de marketing da plataforma
Plataformas como a Expresso Delivery podem oferecer um verdadeiro arsenal de ferramentas de marketing e fidelização de clientes. Tentar aplicar tudo de uma vez não é recomendado, mas é essencial que você conheça tudo que a plataforma tem a oferecer para saber em quais momentos e estratégias poderá utilizá-las.
Observamos que a maioria dos clientes utilizam apenas as ferramentas mais básicas como cupom de desconto e entrega grátis.
Como Resolver:
- Explore combos e promoções avançadas.
- Use sistemas de upsell para aumentar o ticket médio.
- Experimente cupons condicionais e promoções relâmpago.
- Invista em push notifications para engajar seus clientes.
Tire um tempo para estudar as ferramentas oferecidas pela sua plataforma e criar estratégias para impulsionar as suas vendas.
6 – Marketing passivo
Muitos empreendedores fazem um excelente trabalho configurando seu delivery online, mas pecam ao não divulgá-lo ativamente.
Como Resolver:
- Invista em anúncios pagos para alcançar novos clientes.
- Use estratégias offline, como panfletos e outdoors.
- Dê visibilidade ao seu esforço e maximize seus resultados!
De nada adianta você se esforçar por horas para deixar o seu cardápio digital lindo, elaborar os mais diversos tipos de estratégia e promoções e ninguém ficar sabendo.
Se você já investiu para produzir alguma promoção ou conteúdo legal, vale muito a pena investir um pouco na sua divulgação para maximizar seus resultados.
Conclusão
Essas dicas são fruto da nossa experiência de mais de 10 anos ajudando milhares de empresas a implementarem o seu próprio delivery online. Esperamos que você evite esses erros e que tenha os resultados esperados para conquistar a prosperidade que você merece tanto para sua empresa quanto para a sua família.
Se você gostou das dicas, não deixe de comentar logo abaixo! 😊
Escreva um Comentário