Construir um cardápio que vende é uma tarefa difícil. Você quer agradar todos os tipos de clientes, oferecendo diversas opções para todos os tipos de paladar e bolso. Por outro lado, você ainda sabe que precisa ser criativo para ter um cardápio atraente. Ufa!
Um cardápio matador é aquele em que o cliente não tira os olhos enquanto não decide o que vai comer. Ele fica com água na boca e não perde tempo: é esse mesmo!
Neste artigo vamos te ensinar a criar o melhor cardápio para seu delivery em apenas 5 passos!
Conteúdo deste Artigo
Antes de mais nada… por quê o cardápio é tão importante?
Um cardápio que vende é parte essencial do seu negócio (pelo menos deveria ser). Isso porque quando você faz uma distribuição correta dos itens do seu cardápio, com uma boa variedade (mas sem exagero) de opções, você consegue atrair o cliente certo para o seu tipo de delivery.
Além desse, você terá diversos outros benefícios, como:
- Compra dos insumos proporcionalmente à quantidade de uso naquela semana ou mês;
- Preparar o porcionamento correto dos seus ingredientes para facilitar a opção no dia-a-dia;
- Poucos padrões de embalagens que ficam perfeitas para todos os seus pratos;
- Gestão do seu negócio de maneira mais prática e eficiente, visualizando todos os produtos;
- “Carta na manga” para trocar algum prato ou realizar lançamentos sazonais. Afinal, seus clientes conseguem ainda ser surpreendidos com produtos diferentes ocasionalmente.
Mas vamos ao que interessa: Hora de criar um cardápio que vende!
1. Tamanho do Cardápio
A dúvida mais comum é sempre com relação ao tamanho do cardápio. Você precisa ter em mente que um cardápio não precisa ser gigante para ser bom.
Veja, um cardápio muito grande faz seu cliente passar um bom tempo olhando, o que pode deixá-lo muito confuso e até fazê-lo desistir!
Por outro lado, poucas opções podem deixar seus clientes frustrados a ponto de procurar seu concorrente para ver se tem algo a mais. E não queremos isso, certo?
Dessa forma, procure equilibrar seu cardápio. Por exemplo: distribua suas opções com 5 opções de carne bovina, 4 opções com frango e 2 com peixe.
Claro que essa quantidade é apenas um exemplo, e você sabe quais são os tipos que vendem mais aí no seu delivery. Utilize essa informação apenas como base 🙂
2. Destaque os Pratos Campeões de Vendas
Quer mais influência do que a prova social? Tanto que o Neuromarketing (um campo que estuda a ciência ligada ao marketing) explica que uma das melhores maneiras de vender mais o seu produto é mostrar ao seu consumidor evidências de que já foi testado e aprovado por outras pessoas.
Quando você destaca os pratos que são campeões de vendas, automaticamente o seu cliente tem a sensação de que aquela é uma das melhores opções.
É importante ressaltar que aqui entra um outro ponto importante: quando você evidencia algum prato, você precisa estar preparado para vender mais, afinal essa é a ideia e estamos aqui para construir um cardápio que vende mesmo!
Entretanto, você precisa avaliar se a margem de contribuição deste prato (ou seja, valor do seu produto – custo), está saudável para seu negócio.
3. Utilize Pratos Âncoras
Sabe quando você olha tantos produtos caros que, ao ver um produto com valor menor, você acha ele barato?
Esse é o feito de produtos âncoras. Quando você utiliza essa estratégia em seu cardápio, você está ancorando (ou seja, fixando) seu padrão um pouco mais elevado para alguns pratos, enquanto outros parecem ser valores promocionais.
Então, quando você estiver construindo seu cardápio, intercale alguns pratos mais caros ao lado de pratos com valores normais e perceba a diferença nas suas vendas!
4. Um Cardápio que Vende possui Imagens Suculentas!
Você já sabe que o cliente “compra com os olhos”, portanto, você precisa conquistar ele com aquela foto de deixar ele com vontade de lamber a tela do celular. PS: não recomendamos este ato, afinal, o celular é sujo! 😀
Inclusive, você sabia que pratos com boas fotos vende 30% a mais? Mas é importante ressaltar que as fotos devem ser verdadeiras. Afinal, se você utilizar fotos diferentes do produto que seu cliente irá receber em casa, terá sérios problemas e isso pode destruir a imagem do seu delivery!
Então, invista em imagens incríveis para que seu cardápio venda sozinho!
5. Preços de Fácil Visualização
A estratégia de colocar os centavos no preço é bastante popular e, apesar de ainda ser uma estratégia bem válida, esteticamente falando “polui” o cardápio. Por exemplo: R$ 17 é melhor interpretado do que R$ 16,99.
Como estamos trabalhando com diversos produtos no mesmo cardápio, precisamos ser mais objetivos com as informações e simplificar a visualização. Essa técnica é uma das utilizadas quando falamos em experiência do usuário. Dessa forma, isso deve ser levado em consideração quando estamos buscando mais vendas!
Bônus
Juntamente com estrutura estratégica como falamos acima, um cardápio que vende precisa ter uma identidade visual atrativa.
Se você tem um cardápio digital, como um site de vendas, você pode adicionar banners promocionais. Entretanto, em um cardápio físico, é preciso ter cuidado com todas as páginas, da capa à contracapa.
Independentemente do formato, o layout precisa ser trabalhado com cores, proporções, imagens e tipografias (fonte do texto) que sejam da mesma identidade visual do seu delivery!
Se você não tem um designer em sua equipe ou prefere economizar um dinheiro, nós ensinamos a utilizar o Canva. Ou seja, esta é uma plataforma bem prática para criar peças gráficas de forma totalmente gratuita!
Agora que você já aprendeu a fazer um cardápio matador, bora colocar a mão na massa! É hora de revisar os itens do seu cardápio atual e avaliar: o que pode sair do cardápio principal para dar destaque àqueles que são os que geram mais vendas?
Do mesmo modo, se você está começando e abrindo o seu delivery, faça seu primeiro cardápio já se baseando nos ensinamentos deste artigo. Tenho certeza de que você vai poupar um bom tempo construindo seu cardápio que vende de verdade!
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