Você sabia que é possível aumentar o lucro da sua pizzaria com o mesmo cardápio?
Apenas mudando a forma como você apresenta os sabores em seu cardápio você pode “influenciar” seus clientes e maximizar os seus lucros.
Engenharia de Cardápio para Pizzarias
Engenharia de cardápio nada mais é do que a estrutura que você monta seu cardápio fazendo com que seus sabores mais lucrativos chamem mais atenção, levando seus clientes a optar por eles, consequentemente aumentando o lucro.
Podemos dividir os itens do seu cardápio em 4 categorias:
- Estrelas: São os sabores que possuem maior margem de lucro e vendem bem.
- Burros de carga: São os sabores que vendem muito, mas o lucro não é tão bom assim.
- Quebra-cabeças: São aqueles sabores que o lucro é muito bom, mas vendem raramente.
- Cachorros: Esses são os sabores com margem de lucro baixa e raramente são pedidos. Pode se até pensar em eliminá-los do seu cardápio ou substituí-los por novos sabores.
Agora que sabemos como qualificar os itens do cardápio vamos ver como tratar cada tipo deles:
- Os Sabores Estrelas devem ter lugar privilegiado no cardápio.
Para destacar as “estrelas”, procure adicionar uma descrição da pizza, uma boa ideia é colocar uma estrelinha ao lado do nome ou acrescentar frases como “sugestão do chef” ou “especialidade da casa”. Utilize fotos nos Sabores Estrelas, os clientes gostam de ver o que estão comprando, e uma foto bonita e de qualidade desperta desejo de consumo.
- Com os Burros de Carga você deve estudar possibilidades de amentar a margem de lucro desse item.
- Os Quebra-cabeças são excelentes para entrarem em promoções como combos, em conjunto com Burros de Carga, elevando assim o seu ticket médio.
- Itens Cachorros precisam ser substituídos, retirados do cardápio ou melhorados em termos de custo e vendas!
Procure não exagerar na quantidade de coisas destacadas em seu cardápio! Lembre-se de que quanto mais destaques, menos efeito eles têm e mais poluído fica o menu.
A prática leva à perfeição: então faça diferentes testes para encontrar a melhor maneira de aumentar seu lucro sem precisar aumentar os preços ou a quantidade de pedidos.
[…] um site bem projetado seu cliente tem acesso ao seu cardápio completo de uma maneira muito mais clara e […]
[…] reserve um espaço no seu cardápio, embalagem, etc. e adicione uma chamada para que seus clientes façam o pedido […]
[…] que possível atualize também o seu material impresso: Cardápio, embalagens e […]
[…] disso, você pode fazer a estratégia de Engenharia de Cardápios, dando mais ênfase aos produtos que deseja vender mais e maximizar os […]
[…] Confira quais são os principais benefícios de se incluir as bebidas artesanais no seu cardápio. […]
[…] pratos mais rentáveis e utilizar técnicas de engenharia de cardápio para guiar os clientes na escolha de itens com margens de lucro mais altas podem aumentar o ticket […]
[…] Engenharia de Cardápio: Apenas alterando a forma como você organiza e apresenta os itens do seu cardápio pode te fazer lucrar até 15% mais. […]