Você sabia que uma das formas de economizar dinheiro – e muito – é criando padrões com os insumos utilizados na hora de montar sua pizza? Além de reduzir o custo de cada pizza, o porcionamento de Ingredientes evita Desperdício. Quer saber como? Vem comigo que eu te explico!
Já te falamos algumas vezes que somos especialistas em pizzarias, não é mesmo? Além de termos desenvolvido um aplicativo com particularidades que só as pizzarias sabem como faz a diferença na hora de vender, nós ainda AMAMOS PIZZA! Ok, isso é “mania nacional”, mas já dizia um sábio que “não devemos confiar em quem não ama pizzas.”
Mas enfim, o fato é que para sermos especialistas, nós sempre estudamos muito sobre o tema. Assim, conseguimos entregar um sistema cada vez mais completo.
E, além disso, aprendemos muito com nossos clientes! Eles dividem conosco seus problemas e as formas que encontraram de resolvê-los da melhor forma. Assim, aprendemos mais um pouco! 😉
Conteúdo deste Artigo
A falta de padrão tem sido um problema por aí?
Um problema clássico em pizzaria é a questão da quantidade de recheio que devemos colocar. Além disso, você já deve ter ouvido algum cliente reclamar – ou até mesmo feito alguma reclamação em alguma pizzaria 😅- a respeito da falta de padrão das pizzas.
Uma hora vem com recheio a mais e a pizza fica pesada, outra hora com recheio a menos e ela fica magrinha. Vez ou outra muda a qualidade dos ingredientes, ou então os valores aumentam muito. Tudo isso o cliente sente. Aí haja programa de fidelidade e campanhas promocionais pra manter esse cliente com você!
Que fique algo bem claro aqui: isso não pode acontecer mais! Combinado? 🤝
Nem sempre você precisa mudar o valor do seu produto ou mudar a qualidade dos seus ingredientes. Pensa bem: foi justamente o valor somado à qualidade da sua pizza que fez com que as pessoas pagassem por ela!
Então, neste artigo, vou te ensinar como reduzir o custo com sua pizza sem precisar alterar a qualidade dos insumos. Já te falei: o porcionamento de ingredientes evita desperdício! Sendo assim, você vai economizar dinheiro, deixar seu cliente feliz e ainda profissionalizar sua pizzaria!
Let’s Go! É hora de começar nosso porcionamento
Antes de mais nada, Porcionamento, para quem não sabe, é a arte o efeito de dividir em porções. Simples, certo? Ok, mas existe uma técnica pra isso. PS: Eu acho que deveriam mudar no dicionário e chamar isso de arte mesmo!
Você vai precisar de:
1. Moldes
Primeiramente, separe um molde de cada tamanho que você vende de pizza. Pode ser uma tela, que é muito utilizada para esse tipo de função. Entretanto, você também pode usar uma assadeira, um molde de papelão… o que você tiver! O que importa é você conseguir visualizar exatamente como sua pizza ficará de verdade.
Nota: Não recomendamos usar a massa da pizza. Afinal, ao colocar ingredientes úmidos sobre sua pizza e remover para porcionar outros, você vai umedecendo ela e, assim, perderá algumas massas de pizza – e não é o que queremos! O objetivo aqui é economizar!
2. Insumos
Prepare os ingredientes da forma como você utiliza normalmente nas pizzas. Se você utiliza presunto ralado, já deixa ele pronto. Corte os tomates e os palmitos, bem como Fatie as cebolas, separe o milho e a ervilha… Enfim, deixe tudo pronto, mas na quantidade suficiente para ½ pizza.
3. Saquinhos plásticos
Sabe aqueles saquinhos de guardar legumes? Esse mesmo! Separe alguns já destacados para você utilizar neste processo.
4. Balança culinária
O ideal é que você utilize aquelas que tem uma boa precisão, pois vai contar de 10 em 10gr.
Agora vamos lá para a parte prática – que a gente mais gosta – do porcionamento de ingredientes que evita desperdício:
Coloque seu molde na bancada e monte ½ pizza de um dos sabores. Feito? Ok, então adicione a quantidade de cada ingrediente que você colocaria pra vender mesmo, e veja se está uma pizza no padrão que você quer oferecer para seu cliente.
Depois, retire os ingredientes e coloque nos saquinhos. Em seguida, pese cada saquinho com o insumo dentro e anote o peso dele. Faça isso com todos os ingredientes que são de porção.
Para as fatias de tomate, por exemplo, anote a quantidade. Para catupiry, riscos completos. Bacon: fatias!
Dessa forma você tem a quantidade exata de uma pizza perfeita nos seus padrões.
Mas o que eu vou fazer com esse monte de números?
Chegou a hora de planilhar todo esse porcionamento, para que você e sua equipe passem a respeitar seus padrões. Para ficar mais fácil pro dia a dia, coloque os valores redondos, como por exemplo: 140g de calabresa, e não 143g. Imprima esta tabela e coloque na parede da cozinha para que todos possam lembrar.
Dica de ouro: se você pré-prepara seus ingredientes, já use essa técnica do porcionamento para separar tudo nos saquinhos. Assim, quando chegar a hora de montar a pizza, além dos ingredientes conservarem melhor e ficarem fresquinhos, você já tem a quantidade exata.
Além de poupar um tempão na sua semana, o porcionamento de ingredientes evita desperdício. Dessa forma você vai economizar dinheiro. Sem contar nas reclamações dos clientes que irão reduzir – e muito! Uma gestão muito mais eficiente do seu delivery!
Dica de platina (porque é melhor que a de ouro): se os insumos aumentarem de valor e você quiser manter os preços para seu cliente, reduza 10gr de cada ingrediente, ou 1 fatia de lombo. Você vai ver que, a cada 100 pizzas de lombo que você economizou 1 fatia de 10gr, por exemplo, te rendeu uma economia de 1kg!
Gostou dessa dica?
Agora conta pra gente aqui se o porcionamento tem sido um desafio na sua pizzaria ou se você já dominou a arte do padrão!
[…] em você cortar custos ou reduzir a qualidade dos seus ingredientes. Contudo, se preocupar com o porcionamento é super importante, para evitar desperdícios. Mas, neste artigo, vou te passar técnicas de […]
[…] você não é surpreendido com um alto volume. Dessa forma, você evita a falta de suprimentos e já prepara a equipe. Além de já definir previamente o jantar de Dia dos Namorados para o seu […]
[…] o porcionamento correto dos seus ingredientes para facilitar a opção no […]