O Brasil é o terceiro país que mais usa o WhatsApp, segundo o site statista.com 53% da população brasileira usa o aplicativo. Ficando atrás somente da Malásia e da Alemanha.
São mais de 120 milhões de usuários ativos no Brasil.
E, inevitavelmente, se você possui um delivery os clientes já solicitaram um número para fazer pedidos pelo “zap”.
Conteúdo deste Artigo
WhatsApp como canal de atendimento para pizzarias e lanchonetes
Sem dúvidas nenhuma o aplicativo oferece muita comodidade para o cliente, já que ele está habituado a fazer de tudo por ele, desde enviar mensagens, fazer chamadas e participar de grupos. Por que não fazer o pedido de pizzas também?
Infelizmente essa praticidade toda não se reflete para o lado da pizzaria também.
O atendimento de pedidos pelo WhatsApp costuma ocupar muito tempo do atendente. Já que é preciso enviar cardápio, ficar informando preços, repassando as informações para o sistema e muitas vezes aguardar o cliente que se ausenta no meio do pedido.
Sem contar o risco de erros no registro do pedido devido ao desencontro de informações.
Toda essa operação gera um alto custo operacional para o proprietário da pizzaria.
Se você está começando e a sua pizzaria não recebe um grande volume de pedidos o WhatsApp pode até funcionar bem, mas com o crescimento da sua pizzaria você perceberá que é inviável manter esse canal de atendimento em horários de pico.
Solução: Como lidar com essa demanda dos clientes?
A melhor alternativa é não divulgar um número de WhatsApp como canal de atendimento. Direcione o seu marketing para o seu site/aplicativo ou para o telefone, onde o atendimento é muito mais prático, tanto para pizzaria quanto para o cliente.
Se você já divulgou e está atendendo pelo WhatsApp, terá que fazer um trabalho de conscientização para migrar seus clientes para outros canais de atendimento.
Seu maior aliado nessa transição pode ser o aplicativo web, também conhecidos como web apps.
O aplicativo web não possui necessidade de instalação por parte dos clientes, portanto apenas enviando o link do seu site pelo WhatsApp, o seu cliente poderá fazer o pedido pelo smartphone com muito mais praticidade.
Incentive o uso do seu aplicativo
Geralmente o cliente que faz um pedido pelo site ou aplicativo web sempre volta pra pedir pelo mesmo canal, portanto vale a pena oferecer um incentivo para que o seu cliente faça o primeiro pedido.
Você pode criar um cupom de desconto exclusivo para o WhatsApp para incentivar os seus clientes a conhecerem o seu aplicativo web.
Conclusão
Você pode oferecer o WhatsApp como canal de atendimento para os seus clientes, mas esteja preparado para mudar quando o volume de pedidos aumentar.
Com a praticidade oferecida pelo aplicativo web do Expresso Delivery as pizzarias estão conseguindo ótimos resultados em migrar os clientes do WhatsApp para o delivery online.
Se você também precisa de um site e app web na sua pizzaria, clique no banner abaixo e conheça melhor o sistema Expresso Delivery.
[…] podemos ver no artigo anterior, o atendimento de pedidos pelo WhatsApp é um grande desafio para pizzarias e […]
[…] Atendíamos no balcão via fone e WhatsApp. […]
[…] dificuldade de atender a todos via WhatsApp, nos fez procurar o plataforma do Expresso Delivery, para facilitar e melhorar o atendimento ao […]
[…] WhatsApp é uma ferramenta poderosa, mas conforme o volume de pedidos aumenta acaba enlouquecendo os atendentes e causando grandes problemas no atendimento do […]
[…] como o atendimento pelo WhatsApp pode ser uma dor de cabeça nos horários de pico, e já haviamos ensinado como usar um app de terceiro para configurar respostas automáticas no […]
Valores e pacotes ? Preço
Olá Adenilson,
Você pode conferir nossos planos e preços diretamente em nosso site: https://expressodelivery.com.br/
Caso fique com alguma dúvida ou queira mais informações basta solicitar o contato de um representante.
Quero conhecer melhor o aplicativo
Olá Edson, tudo bem?
Você pode conhecer melhor o nosso app pelo nosso site: https://expressodelivery.com.br.
Lá você ambém terá a opção de solicitar uma ligação com os nossos representantes.