Se você é dono de um restaurante, pizzaria ou lanchonete no estado do Ceará, é essencial estar atualizado com as novas regulamentações fiscais. Uma delas é o MFE (Módulo Fiscal Eletrônico), que vem para substituir o tradicional ECF (Emissor de Cupom Fiscal) e trazer mais praticidade e eficiência na emissão de documentos fiscais eletrônicos, como o CF-e (Cupom Fiscal Eletrônico).
Conteúdo deste Artigo
O que é MFE?
O MFE (Módulo Fiscal Eletrônico), é um dispositivo eletrônico que funciona como uma espécie de “maquininha” responsável pela emissão do CF-e (Cupom Fiscal Eletrônico) de forma segura e em conformidade com as exigências fiscais.
Quem Precisa Emitir MFE no Ceará?
De forma bem simplista e resumida, as empresas do estado do Ceará podem emitir a NFC-e (sem a necessidade do equipamento MFE) até atingirem o faturamento anual de R$ 250.000,00. Acima desse limite a empresa deve emitir o CF-e (cupom fiscal eletrônico) utilizando o dispositivo MFE e utilizar a NFC-e apenas em modo de contingência.
⚠️ Mas existem algumas condições para essa obrigatoriedade, por isso é de extrema importância a orientação de um contador.
Como Emitir o CF-e no Estado do Ceará
Para emitir o CF-e utilizando o MFE, os comerciantes precisam seguir alguns passos simples:
- Adquirir o MFE: O primeiro passo é adquirir o equipamento MFE. Esse dispositivo pode ser encontrado em empresas autorizadas pelo estado do Ceará.
- Configuração do MFE: Após a aquisição, o MFE deve ser configurado e integrado ao sistema de gestão do estabelecimento. Esse processo geralmente é realizado por um técnico especializado.
- Credenciamento: O estabelecimento deve se credenciar junto à SEFAZ-CE (Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará) para começar a emitir os CF-e. Esse credenciamento é feito através do site da SEFAZ-CE.
- Início da Emissão: Com o MFE configurado e o credenciamento aprovado, o estabelecimento já pode começar a emitir os cupons fiscais eletrônicos.
Como a Expresso Delivery Pode Ajudar
Na Expresso Delivery, entendemos as necessidades dos donos de restaurantes, pizzarias e lanchonetes. Por isso, oferecemos um sistema completo que inclui a integração com o MFE, facilitando todo o processo de emissão de CF-e. Nosso sistema de gestão permite que você controle suas vendas, estoque, e atendimento de forma integrada e eficiente.
Escreva um Comentário