Iniciar Operação Operação

Como Receber Pagamentos Pix no seu Delivery

como-receber-pagamentos-pix-no-delivery

Devido a sua grande praticidade o Pix rapidamente se tornou a forma de pagamentos mais popular do Brasil. E é claro que os clientes do seu restaurante também pagam usando o Pix, mas como receber pagamentos via Pix nos pedidos do delivery sem risco de golpes?

É isso que vamos ver no artigo de hoje, vamos lá!

Benefícios de se Receber Pix no Delivery

Receber os pagamentos online, como o Pix, oferece mais agilidade na entrega e elimina o risco de trotes, uma vez que o pedido é registrado com o pagamento já confirmado.

Um dos grandes desafios do delivery é manter o tempo de entrega baixo nos horários de pico, portanto cada detalhe na operação pode fazer a diferença.

Outro benefício do Pix para restaurantes é a baixa taxa de transação e recebimento imediato, uma vez que recebendo o Pix direto na sua conta corrente não é cobrado nenhuma taxa, reduzindo assim os seus custos.

beneficios-pix

Mas como nem tudo são flores, o Pix também traz alguns desafios para o seu delivery dependendo da forma como você trabalhe com ele.

Como Receber Pagamentos Pix no seu Delivery

como-receber-pix-no-restaurante

Atualmente existem diversas maneiras de se trabalhar com o Pix no seu restaurante.

A mais comum para quem está começando é utilizar a própria conta corrente para receber o Pix direto do cliente, seja informando a chave Pix ou o QR Code no ato da compra.

Nesse caso a confirmação do pagamento deve ser feita de forma manual.

Essa opção funciona bem para vendas presenciais, mas para o delivery conforme o volume de pedidos aumenta também aumenta muito o risco de golpes e fraudes.

Golpe do Comprovante Falso

Infelizmente não é raro ver notícias de golpes onde pessoas de má fé enviam um comprovante falso de pagamento Pix para o estabelecimento, que por sua vez não confere todos os pagamentos e envia o pedido.

Para evitar esse golpe o correto seria confirmar cada transação na conta corrente do banco, mas para isso o dono do estabelecimento teria que fornecer o acesso da conta aos atendentes, o que não é nada viável, principalmente se o seu estabelecimento possuir vários atendentes.

DICA: Alguns serviços como o MercadoPago oferecem uma conta empresarial onde você pode receber Pix e conceder acesso limitado aos seus funcionários.

Dessa forma eles poderiam apenas consultar o extrato da conta para confirmar os pagamentos, mas não poderiam realizar mais nenhuma ação na sua conta.

Como Receber Pix de Pedidos Online de Forma Integrada e Segura

como-aceitar-pix-no-delivery

Outro cenário desafiador é o de pedidos online através de cardápio digital ou aplicativo próprio

Algumas plataformas por não possuírem integração com soluções de pagamento que aceitam Pix, os estabelecimentos informam a chave Pix e instruem os clientes a enviarem os comprovantes pelo WhatsApp.

Imagine seu atendente recebendo vários comprovantes de valores similares para confirmação antes de aprovar o pedido. Uma receita pronta para erros e falhas.

Nesse cenário o ideal é procurar por uma plataforma que ofereça uma solução integrada, onde cada pedido gera uma transação Pix única, e o pedido só é registrado quando o sistema confirma o recebimento do pagamento.

Diversas empresas de gateway de pagamento como MercadoPago e PagSeguro oferecem essas soluções integradas, mas por se tratar de um serviço adicional é cobrado uma taxa de 0,49% ou 0,99% por transação.

Essa taxa é bem menor do que as praticadas em pagamentos via cartão de crédito. E considerando todos os benefícios que oferece para o seu negócio, certamente vale a pena.

A plataforma Expresso Delivery é parceira oficial MercadoPago e oferece essa integração para que você receba pagamentos Pix com praticidade e segurança.

Escreva um Comentário