O WhatsApp é uma ferramenta poderosa, mas conforme o volume de pedidos aumenta acaba enlouquecendo os atendentes e causando grandes problemas no atendimento do delivery.
Hoje vamos compartilhar a estratégia que os nossos clientes usaram para resolver os problemas que o WhatsApp causa no atendimento de pizzarias e lanchonetes.
- Benefícios dessa estratégia
- Passo 1 – Ferramentas Necessárias
- Passo 2 – Crie uma Promoção Exclusiva
- Passo 3 – Iniciar a “Operação WhatsApp Zero”
- Passo 4 – Transição (Resposta Automática)
- Passo 5 – Monitore os Resultados
- Conclusão
Conteúdo deste Artigo
Estratégia com Resultados Comprovados
O objetivo final dessa estratégia é encerrar de uma vez por todas o atendimento de pedidos via WhatsApp, chat do Facebook, Instagram e etc.
Como?
Centralizando todo o delivery online para o seu site e aplicativo. Assim você poderá aumentar o volume de pedidos em horários de pico sem ocupar tempo dos atendentes ou ter problemas de linhas ocupadas.
Benefícios do Atendimento do WhatsApp Automatizado:
- Melhora a qualidade do atendimento oferecendo mais comodidade e praticidade para os clientes;
- Elimina erros e retrabalho;
- Reduz número de atendentes e custo operacional;
- Possibilita operar em grande escala suportando o crescimento da sua empresa, sem que o atendimento seja um gargalo;
- Mais poder para o marketing digital, oferecendo mais informações para mensuração de ROI e otimização das campanhas e anúncios online;
Parece uma boa, mas será que vai funcionar no meu negócio?
Sim, essa estratégia já foi aplicada por diversos clientes Expresso Delivery e tiveram resultados fantásticos.
Hoje eles não atendem mais pelo WhatsApp e os pedidos online representam a maior parte do faturamento da empresa.
Passo 1 – Ferramentas Necessárias
O primeiro passo é garantir que temos as ferramentas necessárias para a execução dessa estratégia.
A principal ferramenta será a sua plataforma de delivery online, o site e aplicativo do seu delivery.
Você deve se certificar que o seu site e aplicativo está preparado para ser bem aceito pelos clientes.
Ou seja, deve ser atrativo e prático para o cliente fazer o pedido.
LEIA TAMBÉM: Cuidados ao escolher um site e aplicativo para pizzaria
O WhatsApp é muito conveniente para o cliente. Se você pretende tirar seus clientes de lá, deve oferecer uma ferramenta à altura… tão prática quanto.
Sem um bom site e aplicativo, o tiro pode sair pela culatra e a nossa estratégia pode ter o efeito contrário.
Se você já possui um site e aplicativo, certifique-se de que ele está atualizado, com o cardápio completo, imagens bem feitas e com todas as promoções que você oferece pelo telefone e WhatsApp.
Caso ainda não tenha um site e aplicativo web, procure uma plataforma de delivery online específica para o seu segmento.
Com o Expresso Delivery oferecemos um site e aplicativo pronto para receber pedidos em até 10 dias úteis.
Passo 2 – Crie uma Promoção Exclusiva para a nossa Estratégia
Agora que você já tem uma plataforma de delivery online pronta para receber pedidos, crie uma promoção exclusiva para os clientes que você atende pelo WhatsApp.
Você pode e deve ter promoções e benefícios exclusivos do site e aplicativo para incentivar o delivery online.
Mas é importante criar um cupom de desconto exclusivo para facilitar a transição dos clientes do WhatsApp para o seu app.
Sugerimos criar um cupom de desconto válido apenas para o primeiro pedido do cliente, para incentivá-los a testar o seu site e aplicativo.
Por exemplo: Use o cupom “ZAP15” e ganhe 15% de desconto no seu primeiro pedido pelo nosso aplicativo.
Depois de cadastrado, dificilmente ele voltará a pedir por outro canal. Afinal é muito mais prático e cômodo pra ele.
Passo 3 – Iniciar a “Operação WhatsApp Zero”
Já temos tudo que precisamos para iniciar a nossa “Operação WhatsApp Zero” para finalmente encerrarmos o atendimento via WhatsApp de uma vez por todas, sem perder clientes.
À partir de agora, pare de divulgar o seu número de WhatsApp como canal de atendimento e comece a destacar o site e app como único meio de pedido online.
Atualize as informações de todos os seus perfis nas redes sociais (Facebook, Instagram e Google Places) removendo o número do WhatsApp e adicionando o link do seu site.
Nas suas publicações, adicione chamadas para o pedido online.
Confira um exemplo:
Crie publicações promovendo o novo site e aplicativo, bem como as suas vantagens e promoções exclusivas.
Para maior eficiência, é recomendável editar o texto de algumas publicações antigas.
Você também pode utilizar o stories do Instagram e o Status do WhatsApp para informar os clientes sobre a novidade.
Assim que possível atualize também o seu material impresso: Cardápio, embalagens e panfletos.
Instrua os atendentes – sempre que algum cliente tentar fazer o pedido por chat, ou WhatsApp direcioná-lo para o site/aplicativo explicando as vantagens e oferecendo o cupom de desconto.
Passo 4 – Transição
A essa altura do campeonato o volume de pedidos online já deve ter aumentado, pois todos os clientes que procuram por sua pizzaria no Google ou nas redes sociais estão sendo incentivados a pedir diretamente pelo aplicativo e não têm mais acesso ao número do WhatsApp.
Agora é a nossa cartada final, fazer a transição dos clientes que sempre pediram pelo WhatsApp para o nosso app.
Para isso temos duas abordagens:
Atendimento Personalizado
Com os atendentes fazendo esse trabalho temos um atendimento mais pessoal.
Podemos encerrar de imediato o atendimento via WhatsApp ou podemos definir uma data para o encerramento.
No primeiro caso o atendente instruirá os clientes a fazer o pedido online, enviando o link do app.
Caso optemos por definir uma data de encerramento o atendente ainda receberia o pedido, mas já faria o trabalho de conscientizar o clientes.
Com essa abordagem a transição é mais demorada, porém é mais suave para o cliente e com um contato humano com o atendente que pode explicar os motivos que levaram a essa decisão, caso o cliente questione.
Resposta Automática no WhatsApp
Ou podemos usar as respostas automáticas do WhatsApp Business para automatizar esse processo.
Dessa maneira, quando o cliente entrar em contato pelo WhatsApp ele será instruído por uma mensagem automática.
Veja alguns modelos de resposta automáticas para você se inspirar:
São apenas exemplos, seja com linguagem informal e descontraída ou mais formal a comunicação deve ser a mesma que você costuma usar com os seus clientes nas redes sociais.
O importante é que a mensagem:
- Seja clara e objetiva;
- Gere empatia – uma breve explicação do motivo da mudança;
- Tenha o link do seu app/site;
- Ofereça um incentivo para o cliente – cupom de desconto criado no passo 2;
- Seja positiva – mostre que a empresa está crescendo e que vocês estão sempre inovando e tentando melhorar a qualidade do atendimento.
DICA: Emojis ajudam a gerar empatia e podem fazer toda a diferença na emoção e reação gerada pela mensagem 😉.
Para configurar a resposta automática você pode seguir esse passo-a-passo.
Veja como será a automação do atendimento do seu WhatsApp com a plataforma Expresso Delivery no vídeo abaixo:
Releia a sua mensagem e se pergunte, qual será a reação do cliente? Será de frustração ou de entendimento e excitação pela novidade?
Passo 5 – Monitore os Resultados
Durante essa fase de transição é importante que você monitore de perto os resultados.
Acompanhe os números
Você pode conseguir informações importantes através dos números:
- Número de acessos
- Pedidos online
- Taxa de conversão (de visitas para pedidos fechados)
- Cupons de desconto utilizados
Se você tem muitos acessos, mas o número de pedidos online está baixo significa que a taxa de conversão do seu site/app não está legal.
Pode ser algum problema na usabilidade, nas imagens, alguma coisa confusa e os clientes não estão finalizando os pedidos.
Dica: Também é muito comum os anúncios serem exibidos para os clientes errados (clientes fora da sua área de atendimento, por exemplo) ou nos horários errados.
Tente identificar o que é, e corrija junto com o suporte da sua plataforma de delivery online.
Por outro lado se o número de acessos está baixo, pode ser um problema nas suas publicações.
O link pode não estar em destaque, a arte pode não estar clara, a comunicação não está objetiva.
Você pode tentar melhorar a sua resposta automática testando outra abordagem, e as suas publicações nas redes sociais.
Acompanhe o feedback dos clientes
Além dos números acompanhe o feedback e reações dos clientes. Como eles estão aceitando essa mudança?
Monitore os comentários nas redes sociais e as respostas que estão dando no WhatsApp.
Conclusão
Toda mudança gera resistência.
“Tanto nas empresas como na vida: quanto maior é a resistência a mudança, maior também é a necessidade de mudança.”
Não se deixe abalar pelo primeiro comentário ou reação negativa, siga o plano por algumas semanas e o resultado será compensador.
Confira o depoimento da Aprisco Lanches, no início os clientes resistiram, hoje eles recebem mais de 2.000 pedidos online por mês.
A melhor maneira de diminuir a resistência é com uma plataforma prática e com uma comunicação clara e objetiva.
Nessa etapa de mudança qualquer detalhe pode ser visto como um grande obstáculo aos olhos do cliente, simplifique o máximo possível.
Espero que essa estratégia possa ajudar no sucesso da sua empresa, aumentando o volume de pedidos em horários de pico sem comprometer o atendimento.
Seguindo esse passo-a-passo você pode ter resultados como os da La Fornalha Pizzaria e da Aprisco Lanches, e quem sabe a sua empresa seja a nossa próxima história de sucesso publicada aqui no blog.
A melhor plataforma? Expresso Delivery
Conseguimos grandes resultados com o aplicativo web do Expresso Delivery, pois o cliente não precisa fazer nenhuma instalação, basta clicar no link e já poderá fazer o pedido.
Essa praticidade somada a ótima aceitação do site e aplicativo por parte dos clientes faz do Expresso Delivery a ferramenta perfeita para essa estratégia.
Confira a nossa loja demonstrativa e solicite um orçamento sem compromissos.
Será um prazer ajudá-lo a aplicar essa estratégia em seu negócio.
Boa noite. Qual o custo do aplicativo?
Como recebo os pedidos?
Olá Fred, tudo bem?
Você pode encontrar os valores no nosso site https://expressodelivery.com.br/.
Caso tenha alguma dúvida basta solicitar o contato de um representante.
Queria saber os valores
Olá José Augusto, tudo bem?
Você pode conferir as funcionalidades e planos do Expresso Delivery em nosso site: https://expressodelivery.com.br/
Encaminhei o seu e-mail para que o nosso time comercial entre em contato e apresente os nossos planos.
Como recebo os pedidos? Preciso de computador, impressora etc?
Boa tarde Bruno, tudo bem?
Isso mesmo, é necessário ter um computador com Windows 7 ou superior para podermos instalar o nosso Gerenciador de Pedidos onde é possível configurarmos até 3 impressoras (matricial ou térmica) para impressão automática das comandas dos pedidos.
Para mais informações acesse o nosso site: http://www.expressodelivery.com.br e solicite o contato de um representante 😉
[…] atendentes conseguirão manter a qualidade do atendimento no WhatsApp nos horários de […]
Um bom serviço de entrega é o que todos precisam.
[…] você tendo um aplicativo que automatiza os pedidos do WhatsApp e envia para produção (o que já te tira um peso grande das […]
[…] estar online! Pois, para aumentar a demanda, você precisa estar preparado e ter uma forma de automatizar o recebimento de pedidos, hein?! Lembre-se: cliente satisfeito em todas as etapas!Qual é a maior barreira que te impede de […]
[…] você pode direcionar a maior parte do seu atendimento para o aplicativo, desafogando assim o atendimento do WhatsApp e […]
[…] incentivar a forma de pagamento que temos menores taxas, os pedidos online para migrar os clientes do telefone/whatsapp para o site, ou até mesmo os pedidos retirada nos horários de pico onde a logística passa a ser o gargalo da […]