Marketing para Restaurantes

Como Configurar Respostas Automáticas no WhatsApp da sua Pizzaria

resposta-whatsapp-automatica

Como podemos ver no artigo anterior, o atendimento de pedidos pelo WhatsApp é um grande desafio para pizzarias e lanchonetes.

Felizmente os clientes Expresso Delivery estão conseguindo vencer esse desafio, direcionando os clientes para seu site e aplicativo web.

Nesse artigo você vai aprender:

O ideal é parar de divulgar o número WhatsApp da pizzaria e passar a direcionar todo o seu marketing para o site e aplicativo.

Mas se você já possui muitos clientes acostumados a pedir pelo WhatsApp como fazer essa transação?

Para ajudar nossos clientes nessa transação resolvemos fazer esse tutorial passo-a-passo ensinando como configurar respostas automáticas no WhatsApp da pizzaria.

Migrar Clientes do WhatsApp para o Aplicativo da Pizzaria


A ideia é migrar os clientes que pediam pelo WhatsApp para o aplicativo da sua pizzaria, para isso usaremos um app que nos permite configurar uma resposta automática.

Com o WhatsApp Business podemos configurar uma resposta de saudação automática.

Assim quando um cliente enviar uma mensagem para o WhatsApp da sua pizzaria ele receberá essa resposta automática direcionando ele para o seu aplicativo.

Veja como ficará a automação do atendimento do WhatsApp usando a plataforma Expresso Delivery:

Veja alguns modelos de mensagem no final desse post.

Como Instalar o WhatsApp Business

Acesse a Play Store e pesquise por “WhatsApp Business”, é o mesmo ícone do WhatsApp porém com um “B”.

  1. Baixe o WhatsApp Business e abra o app,
  2. Toque em “Concordar e Continuar”,
  3. Permita que o aplicativo acesse contatos, fotos e arquivos,
  4. Insira e verifique seu número de telefone comercial,
  5. Preencha as informações do seu Perfil Comercial.

Como Configurar a Resposta Automática do WhatsApp Business

Acesse o menu de três pontos > Configurações > Configurações da Empresa. Lá você pode escolher entre editar três tipos de mensagens.

  • Mensagem de ausência;
  • Mensagem de saudação;
  • Respostas rápidas;

Vamos utilizar a “Mensagem de saudação”.

O texto que você definir como mensagem de saudação, será enviado automaticamente para o seu cliente quando ele enviar a primeira mensagem durante o seu horário de atendimento.

Modelos de Respostas Automáticas para Você Configurar


Confira alguns exemplos de respostas automáticas que você pode configurar no seu WhatsApp.

pedidos-whatsapp-pizzaria

resposta-automatica-whatsapp-pizzaria

whatsapp-para-delivery

Dica: Dependendo o tamanho da sua mensagem talvez seja interessante usar um encurtador de links (https://goo.gl/ ou https://bitly.com/) para criar um link mais curto do seu site.

Usando um encurtador você também poderá acompanhar o número de pessoas que clicaram nesse link.

Precisa de um Aplicativo para a sua Pizzaria ou Hamburgueria?

Clique no banner abaixo e saiba como ter um um site e aplicativo próprio para receber pedidos online sem pagar comissões.

expresso-delivery-aplicativo-para-pizzaria

O que você achou desse tutorial? Deixe o seu comentário abaixo 😉

5 Comentários

Escreva um Comentário