O Google dispensa apresentações, é a maior ferramenta de buscas do mundo. E seria ótimo para sua pizzaria se o site do seu delivery fosse exibido nas primeiras posições dos resultados quando o seu cliente pesquisa algo como: “pizzarias em {nome da sua cidade}”, não é mesmo?
Mas isso nem sempre é uma tarefa simples, com a enorme quantidade de sites e blogs que existem na internet como o Google sabe qual exibir primeiro?
O algoritmo do Google prioriza os sites que possuem maior relevância para o usuário, ou seja, os que ele acredita que vai melhor atender a necessidade que a pessoa pesquisou.
E como ele determina isso?
Avaliando diversos fatores do seu site. Desde a parte técnica (on-page), como código fonte, conteúdo, textos. Até fatores sociais, como likes, quantidade de links, etc.
Confira 5 dicas que você pode fazer hoje mesmo para melhorar o posicionamento da sua pizzaria no google.
Conteúdo deste Artigo
1 – Vincule o endereço do seu site com o perfil no Google Meu Negócio
Já falamos em outro post sobre a importância do cadastro da sua pizzaria no Google Meu Negócio, mas além do cadastro é necessário vincular o endereço do seu site com o seu perfil verificado.
O Google verifica o estabelecimento físico enviando uma carta impressa para o endereço cadastrado, afim de validar a existência do negócio.
Essa validação tem grande peso e o Google dará mais créditos para o seu site pois ele sabe que aquele é o site oficial de um estabelecimento físico verificado.
Parece básico, mas muitas pizzarias possuem o cadastro com o site desatualizado no Google Meu Negócio.
2 – Redes sociais
Nos últimos anos o fator social ganhou bastante peso na avaliação do Google.
Seguindo o mesmo princípio da primeira dica você deve vincular o endereço do seu site no seu perfil em todas as redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, etc.
Além de inserir fatores sociais no seu site, como fanpage box ou botão de like no rodapé do seu site, por exemplo.
Fatores como número de curtidas, compartilhamentos e acessos recebidos pelas redes sociais ajudam a dar mais autoridade para o seu site e a melhorar a sua posição nos resultados.
A lógica é simples, se as pessoas estão curtindo e compartilhando esse site deve ser bom, não é mesmo?
3 – HTTPS: Site seguro
Desde 2014 o Google anunciou que sites com HTTPS terão melhor posicionamento.
Mas o que é esse tal HTTPS?
Você já deve ter notado que alguns sites, como o nosso blog, exibem um cadeadinho verde escrito “seguro” na barra de endereços do seu navegador.
Esse ícone indica que o site possui HTTPS, ou seja, uma conexão criptografada e segura.
Ou seja, se seu site possuir HTTPS ele será considerado mais seguro e terá vantagem nos resultados de busca.
Se você é cliente Expresso Delivery, o site do seu delivery já possui HTTPS e você já está na frente. 😉
Mas se seu site ainda não possui HTTPS entre em contato com o desenvolvedor responsável e solicite essa atualização.
4 – Google Posts
O Google Posts é a nova ferramenta disponibilizada pelo google para que as pequenas empresas possam fazer publicações pelo painel do Google Meu Negócio.
Com ele você pode publicar as promoções e novidades da sua pizzaria no Google gratuitamente.
Se o seu negócio é ativo, publica com frequência e tem interações dos clientes o seu site também será favorecido já que ele está vinculado com o seu perfil do Google Meu Negócio.
Leia esse artigo e saiba como usar o Google Posts.
5 – Link building: Consiga links para o seu site
Link building é o trabalho de conseguir links de outros sites apontando para o seu, com o objetivo de criar mais relevância e melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca.
Os links são um dos principais fatores na avaliação do Google para rankeamento do seu site.
A lógica é a seguinte: quanto mais sites citam e linkam a sua empresa mais importante ela é.
Mas além da quantidade o Google também avalia a qualidade desses links, o contexto em que ele aparece, dentre outras coisas.
Cuidado para não cair na armadilha de conseguir/comprar links de sites irrelevantes, pois o efeito pode ser o contrário e pode acabar prejudicando a reputação do seu site.
Como conseguir links de qualidade?
Para blogs os links de qualidade surgem naturalmente quando você possui um conteúdo de qualidade e os outros sites te citam.
Mas para delivery que é um site de pedidos e não de conteúdo você pode trabalhar outras frentes, como:
Portais e Guias da sua cidade: Você pode comprar um espaço de banner publicitário para a sua pizzaria, ou até mesmo cadastrar gratuitamente em alguns casos.
Relações públicas: Crie alguma novidade ou promoção que chame a atenção dos jornais da sua cidade e na matéria peça que adicionem um link para o seu site.
Troca de banners: Muito praticado nos cardápios impressos, você pode fazer parcerias com outros negócios com uma troca de banners. Eles divulgam o seu site e você divulga o deles.
Cuidado para o posicionamento do banner, você pode adicioná-los na última página após o fechamento do pedido, por exemplo, para não atrapalhar na experiência de compra do seu cliente.
Conclusão
Existem inúmeras práticas de SEO, um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.
Mas citamos aqui algumas técnicas práticas e que possuem um maior impacto na atualidade.
O que você achou dessas dicas?
Deixe um comentário abaixo 😉
ola tenho muito interesse em entender como tudo isso funçiona e ate mesmo fazer um trabalho com uma empresa de alta qualidade que ja tenha conseguido dar resultado as pizzarias
Boa tarde!gostaria de saber como funciona
Olá Silvia!
Oferecemos uma plataforma de delivery online já otimizada para melhor posicionamento no Google.
Caso tenha interessa, acesse o nosso site e solicite o contato de um representante para mais informações ;).
http://www.expressodelivery.com.br