Gestão e Administração

5 Erros Fatais que Impedem a sua Pizzaria de Crescer

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Expresso Delivery
Escrito por Expresso Delivery

Você está com dificuldades para fazer a sua pizzaria crescer?

Algumas pizzarias delivery lutam para sobreviver, outras até têm lucro, mas não conseguem fazer o negócio decolar.

Identificamos os 5 principais erros que as pizzarias cometem e que também pode estar te impedindo de crescer.

1 – Qualidade da Pizza

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O erro mais crítico que uma pizzaria pode cometer é não se atentar à qualidade do seu produto, a pizza.

Na maioria das vezes quando o volume de pedidos começa a aumentar a qualidade da pizza cai. Os clientes percebem essa diferença.

Não é raro vermos casos em que os clientes lembram de como a pizza era tão boa quando a pizzaria era nova e depois reclamam que a qualidade já não é mais a mesma.

Portanto não capriche apenas na inauguração, mantenha a qualidade da sua pizza.

Erros no Pedido

Erros no pedido é a segunda maior causa de reclamações das pizzarias, segundo um estudo realizado com os clientes Expresso Delivery.

O cliente que pagou pela borda recheada e a pizza veio sem, algum ingrediente que era pra ser removido ou adicionado e acabou passando em branco.

Como Resolver?

Além de possuir um bom sistema para registro de pedidos, invista tempo no treinamento dos novos funcionários e mantenha um controle de qualidade na produção.

Ouça as reclamações, aprenda com elas e tome medidas para evitar que o problema se repita.

2 – Marketing

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Outro fator crítico para o crescimento da pizzaria é um trabalho de marketing bem feito.

De nada adianta ter a melhor pizza da cidade se ninguém te conhecer.

Não conte apenas com o boca-a-boca. Ele é muito poderoso, mas para ser efetivo a sua pizza deve realmente ser muito melhor do que a concorrência, tão boa que seu cliente fará questão de recomendar para os amigos.

Como Resolver?

Você não precisa investir dezenas de milhares de reais ou contratar grandes agências se esses recursos estão fora da sua realidade.

Faça o básico bem feito.

  • Contrate um bom designer para desenvolver a identidade visual da sua pizzaria (logo, cardápio, embalagens, etc.);
  • Faça uma campanha de panfletagem nos bairros que você atende;
  • Apareça: Cadastre-se nos guias da cidade, esteja presente nas redes sociais. Deve ser fácil para o cliente te encontrar.

O mais importante é que esse trabalho deve ser contínuo e não apenas na inauguração da pizzaria. Separe um orçamento para manter as suas campanhas de marketing e expandir o seu alcance.

3 – Atendimento

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Ter um bom atendimento é essencial para o sucesso de qualquer negócio e para pizzarias não é diferente. Pontos importantes para se atentar:

Qualidade do Atendimento

Treine e motive bem os seus atendentes para que eles trabalhem felizes, e tratem de maneira educada e paciente os seus clientes.

Ninguém Gosta de Esperar

Não deixe o seu cliente esperando por muito tempo, ou pior ainda, que ele se depare com sinal de linha ocupada.

Aumente o número de linhas e/ou atendentes se for necessário, mas não deixe o seu cliente esperando.

Uma ótima solução é direcionar os seus pedidos para o delivery online. Confira os benefícios que o delivery online pode trazer para você e para os seus clientes.

4 – Experiência de Compra

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A experiência de compra do cliente começa desde o momento em que ele decidiu comprar uma pizza, pesquisou e te encontrou (marketing), como ele foi atendido (atendimento),  como ele recebeu a pizza (tempo de entrega/entregador), e finalmente a qualidade da pizza.

Veja que todos os erros citados anteriormente fazem parte da experiência de compra do seu cliente.

Caso um desses pilares não seja bom, o cliente terá uma imagem negativa da sua pizzaria e pode não voltar a pedir ou muito menos recomendar a sua pizzaria.

O importante aqui é atender todas as expectativas do cliente. Se você conseguir superar, ótimo! Com certeza irá conquistar mais um cliente fiél.

Fator WOW

“WOW” é a reação que o seu cliente tem quando recebe algo além das expectativas.

Você pode incorporar o fator WOW na experiência de compra da sua pizzaria para se diferenciar de toda a concorrência e conquistar o cliente.

Esse fator wow pode ser adicionado em qualquer etapa da experiência de compra. Use a criatividade.

Pode ser algo especial na pizza, um brinde no pedido, uma abordagem diferenciada no atendimento (tanto por telefone, quanto online), pode ser realizar a entrega antes do tempo informado. Enfim, a sua criatividade é o limite.

5 – Não Fidelizar os Clientes

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Estima-se que manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo, sendo que eles chegam a responder por até 65% de todas as vendas da sua pizzaria.

Sem um trabalho ativo de fidelização de clientes na sua pizzaria é praticamente impossível que ela cresça.

Evitando os erros que citamos acima a sua pizzaria já está no caminho certo para fidelizar o cliente, mas se você quer se aprofundar ainda mais recomendo que leia o seguinte artigo: 5 Dicas Essenciais para Fidelizar Clientes para sua Pizzaria

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