O tão aguardado WhatsApp Business (WhatsApp para Negócios), finalmente foi lançado oficialmente no Brasil. O objetivo dessa versão é facilitar a comunicação das pequenas empresas com os seus clientes.
Inicialmente essa versão está disponível apenas para Android e pode ser instalado gratuitamente pela PlayStore.
Confira as novidades do WhatsApp Business e o que muda para o seu delivery.
Conteúdo deste Artigo
Novidades WhatsApp Business
Apesar de toda expectativa e do longo período de testes o WhatsApp para negócios não traz nenhum recurso muito animador para as pizzarias e lanchonetes.
Como não foi liberado a API para que outros sistemas possam fazer integração com o WhatsApp, ainda não é possível importar automaticamente os pedidos do WhatsApp para o sistema de gestão do seu delivery.
Confira as 3 principais novidades para o seu delivery:
Tipo de Conta – Perfil Comercial
Ao criar uma conta comercial da sua empresa no WhatsApp Business é possível atualizar o seu perfil com informações úteis para seus clientes, como seu endereço, descrição da sua empresa, endereço de e-mail e website.
Criar conta com o número de telefone fixo do seu delivery:
Outra novidade é que você pode criar uma conta comercial com o número de telefone fixo do seu delivery, caso você não queira divulgar um novo número apenas para usar o WhatsApp.
O processo para criação da conta é o mesmo, mas na etapa de verificação você deve selecionar a opção “Me ligue” para receber uma chamada de voz com o código. Confira o passo-a-passo.
Mensagens Automáticas e Respostas Rápidas
Essa é a novidade mais útil para o atendimento do seu delivery.
Sabemos como o atendimento pelo WhatsApp pode ser uma dor de cabeça nos horários de pico, e já haviamos ensinado como usar um app de terceiro para configurar respostas automáticas no WhatsApp.
Mas com esse novo recurso agora podemos configurar respostas automáticas diretamente no WhatsApp Business sem precisar usar algum aplicativo de terceiro.
Essa funcionalidade pode ser usada para direcionar os seus clientes para o site ou aplicativo do seu delivery e para enviar uma mensagem de ausência para horários fora do seu atendimento.
Veja alguns exemplos:
Confira como ficaria esse processo na prática:
Respostas Rápidas:
Com a ferramenta de Respostas Rápidas, você pode salvar as mensagens que envia com frequência, e reutilizá-las para responder as perguntas mais comuns dos seus clientes.
Estatísticas
No menu estatísticas você tem acesso a métricas importantes, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas.
Conclusão
Com exceção do recurso de respostas automáticas, o WhatsApp para empresas ainda não oferece recursos para melhorar o atendimento do seu delivery.
Até o momento a melhor alternativa é direcionar os clientes para seu site ou aplicativo, assim como fez a La Fornalha Pizzaria, conseguindo inclusive a reduzir o número de atendentes.
Se você ainda não tem um aplicativo próprio para receber pedidos online sem pagar comissões, clique no banner abaixo e conheça melhor o Expresso Delivery.
Bem legal o artigo. Fiquei sabendo do direcionamento automático e já coloquei em prática. Funciona bem. Agora vou esperar que as pessoas façam os pedidos via sistema ao invés de ficar aguardando no whatsapp.
Muito bom Luís, depois conte pra gente como foram os resultados.
Ola qual sistema vc usa?
E muito legal.agora só vou espera
[…] configurar a resposta automática você pode instalar a versão do WhatsApp para Negócios (WhatsApp Business) ou Usar aplicativos […]
Muito interessante, acredito que essa seja uma das mudanças naturais que vem ocorrendo no setor, que são várias (esse artigo traz mais alguns exemplos: https://bit.ly/2NFdmPb).
O atendimento por WhatsApp era inevitável e vinha sendo bastante problemático. Resta esperar a fase de transição para vermos se esta é uma mudança positiva ou não.
meu nome e Rosaria e ja uso o sistema a bastat
ante tempo muito bom resolveu parte dos meus problemas com o delivery
recomendo
Oi Rosaria!
Puxa, que depoimento bacana!! Agradeço por compartilhar conosco!
Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, sabe onde nos encontrar 😉
Grande abraço!