Como vimos neste artigo o mercado de pizzarias é muito promissor no Brasil e muita gente quer uma fatia desse mercado, o que aumenta cada vez mais a concorrência.
Em um mercado tão concorrido como você pode inovar e diferenciar a sua pizzaria?
Confira 5 dicas para não ser “apenas mais uma” pizzaria e fazer com que os seus clientes lembrem de você.
“Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço.” – Wikipédia.
No caso da sua pizzaria seria:
Logo
Cardápio
Embalagens
Panfletos
Imagens para Facebook
A sua identidade visual será a sua marca, grande responsável para o cliente conseguir se lembrar da sua pizzaria.
Não é raro encontrarmos pizzarias com praticamente o mesmo logo e com aquele cardápio padrão, com uma foto de pizza encontrada no Google de fundo e a lista de sabores e preços.
Se você fizer um trabalho de panfletagem entregando 20 mil cardápios desse tipo, quantas pessoas lembrariam o nome da pizzaria no dia seguinte? Elas se lembrariam da pizzaria ao ver novamente o logo em outro lugar?
Você deve criar uma identidade visual (logo, cardápio, embalagens, etc.) original para se destacar da concorrência.
Mesmo que você não tenha condições de contratar os serviços de uma agência de publicidade para o serviço, graças à internet você possui diversas alternativas.
Existem sites onde você pode contratar profissionais freelancers para fazer o serviço à um custo acessível, segue a lista de alguns:
A maioria fornece garantias de recebimento do serviço, você pode contratar sem medo se não receber o material o site devolve o seu dinheiro.
Uma dica é fazer todo o seu material com o mesmo designer, fazendo logo, cardápio, panfletos e embalagens tudo no mesmo pacote. Assim todos os materiais ficarão padronizados seguindo o mesmo estilo, além de ficar mais barato.
2 – Pizzaria Temática
Outra forma de diferenciar a sua pizzaria da concorrência é fazendo uma pizzaria temática.
Você pode usar a sua imaginação e fazer uma pizzaria com cardápio temático, como por exemplo uma pizzaria medieval, rock and roll, liga da justiça, etc.
O importante é seguir essa temática na sua identidade visual e em toda comunicação de marketing.
Segue um exemplo da Pizza Rock:
https://www.facebook.com/pg/deliverypizzarock/
https://www.facebook.com/pg/deliverypizzarock/
3 – Ofereça Produtos Diferentes
Oferecer pratos diferentes pode ser um divisor de águas para que seus clientes lembrem de você.
Pode ser um tipo de borda diferente, pizza no cone, pizza creck, pizza quadrada, pizza em fatias, algum novo sabor, etc.
Pesquise o cardápio da concorrência e veja o que eles não oferecem na sua cidade.
Muitas vezes esses produtos podem não ser os mais lucrativos, mas podem ser um diferencial para atrair os clientes.
Para que esse diferencial funcione você deve divulgá-lo e destacá-lo no seu cardápio, panfletos e etc.
4 – Posicionamento no Mercado
Como você deseja ser lembrado pelo seus clientes? Como a pizzaria mais barata da cidade, pizzaria premium, a pizzaria mais rápida da cidade?
É importante decidir com cuidado o posicionamento que você deseja ter no mercado, pois isso influenciará em praticamente todas as decisões como qualidade, custo, margem de lucro, estrutura, atendimento e etc. Além de definir qual público será o seu cliente ideal.
Faça uma pesquisa de mercado e veja qual posição está vaga na sua cidade.
Criar um slogan pode ajudar muito a difundir esse posicionamento.
5 – Promoções
As promoções possuem um poder incrível, mas além de atrair clientes elas também podem se tornar uma “marca registrada” da sua pizzaria.
Se você fizer um combo ou promoção bem atrativo em determinado dia da semana e a aceitação por parte dos seus clientes for alta, provavelmente eles irão lembrar da sua pizzaria por causa dessa promoção.
> Leia também: Ideias de Promoções para Pizzarias
Conclusão
Se você está planejando abrir uma pizzaria é muito fácil aplicar essas dicas, mas mesmo que você já tenha uma pizzaria em operação pode aplicar algumas delas e se diferenciar da concorrência.
Tem alguma ideia diferente? Conte pra gente nos comentários! 🙂
Hj estava lendo as dicas de vcs. E hj estou pra baixo, estou vendendo pouco.Estou preocupada.Tenho mtas idéias, mais trabalho praticamente só.Dá vontade de desistir.
Não desista Ana Lucia. Comece fazendo as coisas mais práticas que estão ao seu alcance ou traga alguém para ajudar a colocar as ideias em prática.
Um sócio ou consultor que aceite receber por resultados, podem ser uma boa saída.
Sou pizzaiolo e trabalho no sistema de delivery, portanto gostei muito das dicas bem como gostaria de receber mais informações bem como trocar ideias como demais pessoas no ramo. estou sempre ao inteiro dispor. jotadmello@gmail.com
Boa noite ótima material gostaria de saber mais sobre uma mensagem legal de pos venda, minhas vendas ta meio frica mais acho essencial um bom pôs venda….
Olá, Atualmente vendo pizzas congeladas mas agora tenho um forno a gás industrial que pretendo fazer entregas.
Quero que meu diferencial seja a entrega rápida com baixo custo.
Já estou lendo bastante coisa a respeito e pelo que vejo o tempo de entrega é sempre um ponto essencial para quem trabalha com isso.
Meu receio é se eu fizer o marketing com foco na rapidez e depois não consiga atender como deveria, pois não tenho funcionarios seria somente eu e meu esposo (no início).
Existe algum cálculo médio de quantas massas eu faria no início? estou sem saber como começar e isso está me deixando com mais medo e atrasando meu negócio pois não consegui ainda dar esse passo inicial.
Infelizmente não sou a melhor pessoa para te ajudar sobre a questão da quantidade de massas, somos mais focados na área de marketing de pizzarias. Mas você pode encontrar ajuda em fóruns como: https://www.forumdepizzas.net/ ou https://www.forumdepizzasvendasonline.com.br onde proprietários de pizzarias de todo o Brasil trocam experiências sobre os aspectos mais operacionais do negócio. 😉
Olaa eu ja tive uma delivery por sete meses e trabalhava com massa pre assada no primeiro dia fiz dez massa mais vendi cinco mais como a massa era pre assada no outro dia vendi as outra e algumas a mais e assim foi so aumentando a demanda. So errei na administracao do dinheiro … Hoje moro em outra cidade e faco mini pizza mais quero voutar a delivery nessa nova cidade pois minha massa é top de mais … Sucesso a todos.
Boa tarde,vocês teriam alguém que pudesse dar uma mini palestra,dicas,sugestões no próprio local da pizzaria para avaliar o local,bairro,publico,etc.. ?
em caso afirmativo por favor entrem em contato para acertarmos detalhes.
Grato
Gostei muito das dicas de vocês,gostaria de receber mais notificações,estou a três anos na área e não estou conseguindo ver resultado, não sei oque acontece,pois a massa é top e recebo muitos elogios, não sei porque as vezes flui e outras não,estou desanimando já, peço ajuda de vocês.
Ótimas idéia sigo constantemente as dicas e aprovo preciso sempre de idéias promocionais assim. . Parabéns
Obrigado pelo comentário Mauro, ficamos muito felizes em saber que estamos ajudando.
Gostei muito da matéria também.
Obrigada por ajudar
Ficamos felizes em ajudar Luciana 🙂
Belas informações. Parabéns.
Muito obrigado Ailson!
É muito difícil manter uma pizzaria em momento de crise as vezes penso em desistir , mas vamos continiar tentando ! Adorei as dicas obrigada
É isso mesmo Lara, não podemos desistir! Essa é a hora em que somos “obrigados” a melhorar.
Hj estava lendo as dicas de vcs. E hj estou pra baixo, estou vendendo pouco.Estou preocupada.Tenho mtas idéias, mais trabalho praticamente só.Dá vontade de desistir.
Não desista Ana Lucia. Comece fazendo as coisas mais práticas que estão ao seu alcance ou traga alguém para ajudar a colocar as ideias em prática.
Um sócio ou consultor que aceite receber por resultados, podem ser uma boa saída.
Sou pizzaiolo e trabalho no sistema de delivery, portanto gostei muito das dicas bem como gostaria de receber mais informações bem como trocar ideias como demais pessoas no ramo. estou sempre ao inteiro dispor. jotadmello@gmail.com
Boa noite ótima material gostaria de saber mais sobre uma mensagem legal de pos venda, minhas vendas ta meio frica mais acho essencial um bom pôs venda….
Olá Iury, tudo bem?
Obrigado pela sugestão, tentaremos escrever um artigo sobre pós-vendas para delivery em breve.
Boas dicas! Estou montando uma pizzaria delivery na minha casa mesmo , mas tenho muitas dúvidas quanto ao preço, taxa de motoboy etc..
Olá, Atualmente vendo pizzas congeladas mas agora tenho um forno a gás industrial que pretendo fazer entregas.
Quero que meu diferencial seja a entrega rápida com baixo custo.
Já estou lendo bastante coisa a respeito e pelo que vejo o tempo de entrega é sempre um ponto essencial para quem trabalha com isso.
Meu receio é se eu fizer o marketing com foco na rapidez e depois não consiga atender como deveria, pois não tenho funcionarios seria somente eu e meu esposo (no início).
Existe algum cálculo médio de quantas massas eu faria no início? estou sem saber como começar e isso está me deixando com mais medo e atrasando meu negócio pois não consegui ainda dar esse passo inicial.
Desde já muito obrigada
Olá Josi, Legal a ideia!
Infelizmente não sou a melhor pessoa para te ajudar sobre a questão da quantidade de massas, somos mais focados na área de marketing de pizzarias. Mas você pode encontrar ajuda em fóruns como: https://www.forumdepizzas.net/ ou https://www.forumdepizzasvendasonline.com.br onde proprietários de pizzarias de todo o Brasil trocam experiências sobre os aspectos mais operacionais do negócio. 😉
Olaa eu ja tive uma delivery por sete meses e trabalhava com massa pre assada no primeiro dia fiz dez massa mais vendi cinco mais como a massa era pre assada no outro dia vendi as outra e algumas a mais e assim foi so aumentando a demanda. So errei na administracao do dinheiro … Hoje moro em outra cidade e faco mini pizza mais quero voutar a delivery nessa nova cidade pois minha massa é top de mais … Sucesso a todos.
[…] Para se destacar dentro de um mercado tão competitivo é indispensável buscar novas estratégias para diferenciar o seu negócio. […]
Boa tarde,vocês teriam alguém que pudesse dar uma mini palestra,dicas,sugestões no próprio local da pizzaria para avaliar o local,bairro,publico,etc.. ?
em caso afirmativo por favor entrem em contato para acertarmos detalhes.
Grato
Bom dia Jair,
Infelizmente não oferecemos esse tipo de serviço. Trabalhamos apenas com site, app e sistema.
Gostei muito das dicas de vocês,gostaria de receber mais notificações,estou a três anos na área e não estou conseguindo ver resultado, não sei oque acontece,pois a massa é top e recebo muitos elogios, não sei porque as vezes flui e outras não,estou desanimando já, peço ajuda de vocês.