O envio de notificações push é uma arma poderosa para o arsenal de marketing do seu delivery, e quando usada de maneira eficiente pode trazer grandes resultados na fidelização de clientes.
Pizzarias e lanchonetes tentaram implementar essa ferramenta no passado, mas a grande barreira era a instalação do aplicativo por parte dos clientes.
Hoje com a evolução da tecnologia e dos navegadores, principalmente o Google Chrome navegador mais utilizado no Brasil, é possível enviar push notifications sem precisar de um aplicativo instalado no celular do cliente.
Conteúdo deste Artigo
O que é uma Notificação Push?
Sabe aquele aviso que aparece no seu smartphone quando você recebe uma mensagem no WhatsApp? Essa é uma push notification.
A Notificação Push permite que marcas entreguem mensagens para usuários do Google Chrome, tanto na web quanto no mobile, ou por meio de algum app.
As notificações serão enviadas somente para quem der opt-in, ou seja, para as pessoas que aceitaram prévia e explicitamente essa opção, evitando incômodos.
Ou seja, é um canal direto de comunicação com o seu cliente.
Vantagens das Notificações Push para o seu Delivery
As Notificações Push abrem um novo canal para impactar o seu público. Isso porque com elas, seu delivery pode enviar ofertas e conteúdos para os visitantes do seu site, independente do aparelho em que estejam conectados – seja pelo celular, tablet ou desktop.
Além do envio de promoções e comunicados, o seu delivery também pode gerar valor para o cliente com notificações automáticas.
Com o Expresso Delivery, por exemplo, os clientes recebem Notificações Push a cada atualização no status do pedido. Evitando assim ligações desnecessárias sobre a situação do pedido e fornecendo mais comodidade para o cliente.
Regras de Ouro das Notificações Push
Como trata-se de um canal de comunicação muito poderoso existem alguns cuidados para que seja utilizado com sabedoria e não acabe gerando insatisfação e reclamações por parte dos clientes. Confira:
1 – Capriche na mensagem e deixe pessoal
A primeira regra é enviar mensagens interessantes que despertem o interesse do seu cliente. Para isso use a imaginação para criar títulos chamativos e descontraídos.
Ao escrever o texto para a sua push notification pense como se você estive escrevendo uma mensagem de WhatsApp/SMS para um amigo, isso fará com que a mensagem fique com um toque mais pessoal.
Seja específico e aposte no bom humor, evite mensagens genéricas como
“As Melhores Promoções – Confira!”
ou
“Hoje tem promoção. Confira!”
Um pouquinho de bom humor e a taxa de cliques pode aumentar consideravelmente, por exemplo:
“Alguém disse PIZZA!? Hoje a entrega é grátis 😉 ”
2 – Cuidado com a frequência de envios
Não congestione esse canal com um caminhão de mensagens no celular do cliente.
Priorize quais são as mensagens mais importantes e não envie notificações todos os dias ou mais de uma vez por dia.
Muitas notificações podem irritar o cliente e fazer com que ele exclua o seu app ou bloqueie as notificações do seu site. Deixando assim de receber qualquer notificação que você envie, inclusive as atualizações automáticas de acompanhamento do pedido.
Além da frequência de envios também é importante tomar cuidado para não enviar mensagens repetitivas.
Receber a mesma notificação toda semana não é legal, seja criativo e crie variações das mensagens.
3 – Horários
Mesmo que o seu delivery atenda somente à noite, é interessante testar quais são os melhores horários para o envio das notificações.
Evite enviar uma mensagem logo de manhãzinha ou muito tarde da noite.
4 – Imagem
Nem todos smartphones exibem a imagem grande no corpo da notificação, mas no Android é possível enviar uma foto no corpo da notificação.
O tamanho recomendado para essa imagem é de 512 x 256px.
Como o tamanho do texto exibido é bem limitado, use a imagem para chamar a atenção do cliente. Afinal, uma imagem vale mais que mil palavras.
Push Notification no Expresso Delivery
Com o sistema Expresso Delivery o seu delivery pode enviar notificações push diretamente pelo painel administrativo, sem nenhum custo adicional.
Inclusive com a opção de agendar um dia e horário para o envio automático das mensagens.
Se você ainda não é cliente Expresso Delivery, clique no banner abaixo para conhecer melhor.
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