Gestão de Restaurantes

Como Calcular o CMV do seu Delivery

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O CMV é um dos indicadores mais importantes do seu negócio. Com ele você vai conseguir:

  • Precificar corretamente os seus pratos
  • Reajustar os preços, quando necessário
  • Conferir a lucratividade (ou prejuízo) de cada item do seu cardápio
  • Aplicar técnicas de engenharia de cardápio para aumentar o lucro do seu delivery

Não calcular o CMV do seu delivery pode acabar com a saúde financeira do seu negócio, e até mesmo levá-lo à falência.

O que é CMV?

CMV significa: Custo de Mercadoria Vendida.

Ou seja, a soma dos custos para a produção e armazenamento de uma mercadoria.

Você pode calcular o CMV de cada item do seu cardápio somando o custo de todos os insumos necessários na confecção do prato.

Quanto menor o CMV, maior será o seu lucro.

O CMV ideal recomendado para restaurantes é entre 25% e 35%.

Como Calcular o CMV de um Prato?

Para calcular o CMV de um prato liste todos os insumos necessários para a sua produção, com quantidade e custo.

Some os custos dos insumos para obter o CUSTO TOTAL do nosso prato.

Agora para calcular o CMV dividimos o CUSTO TOTAL pelo preço de venda e multiplicamos por 100.

CMV = (CUSTO TOTAL / PREÇO DE VENDA) * 100

Assim temos o CMV do nosso prato e podemos saber se estamos tendo uma margem de lucro saudável com a sua venda.

Em caso de aumentos no preço dos ingredientes podemos calcular o nosso novo preço de venda para mantermos a nossa margem de lucro saudável.

CMV Geral do Período

Além do CMV por produto você também pode calcular o CMV do Período do seu restaurante.

Ele acaba sendo mais confiável, pois é calculado com base nos valores reais do seu estoque.

A forma para calcular o seu CMV do Período é:

CMV do Período = (estoque inicial do período)EI + (Compras)C - (estoque final) EF

Vamos supor que o seu estoque inicial do mês é de R$ 5.000, e que as compras ao longo do mês foram de R$ 10.000 e no final do mês ainda restaram R$ 4.000 no seu estoque. 

E nesse mês você vendeu R$ 40.000.

Fazemos então: R$ 11.000 / 40.000 x 100 = 27,5%

CMV do Período = 27,5%

Nesse caso o CMV ficaria dentro da faixa recomendada 😃.

É recomendado calcular pelo menos uma vez por mês o CMV do seu delivery para garantir que a sua operação é um negócio lucrativo.

Dicas para Melhorar o CMV do seu Delivery

Caso o seu CMV esteja muito alto algumas das seguintes ações podem te ajudar:

  • Negocie preços com fornecedores;
  • Padronize as receitas – garantindo que todos os funcionários coloquem a mesma quantidade de cada ingrediente na confecção do prato;
  • Controle rigorosamente o seu estoque – se necessário coloque câmeras de segurança e controle de entradas e saídas de insumo
  • Reduza erros e desperdícios na produção
  • Reduza devoluções de pedidos evitando erros no atendimento e atraso na entrega

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