O CMV é um dos indicadores mais importantes do seu negócio. Com ele você vai conseguir:
- Precificar corretamente os seus pratos
- Reajustar os preços, quando necessário
- Conferir a lucratividade (ou prejuízo) de cada item do seu cardápio
- Aplicar técnicas de engenharia de cardápio para aumentar o lucro do seu delivery
Não calcular o CMV do seu delivery pode acabar com a saúde financeira do seu negócio, e até mesmo levá-lo à falência.
Conteúdo deste Artigo
O que é CMV?
CMV significa: Custo de Mercadoria Vendida.
Ou seja, a soma dos custos para a produção e armazenamento de uma mercadoria.
Você pode calcular o CMV de cada item do seu cardápio somando o custo de todos os insumos necessários na confecção do prato.
Quanto menor o CMV, maior será o seu lucro.
O CMV ideal recomendado para restaurantes é entre 25% e 35%.
Como Calcular o CMV de um Prato?
Para calcular o CMV de um prato liste todos os insumos necessários para a sua produção, com quantidade e custo.
Some os custos dos insumos para obter o CUSTO TOTAL do nosso prato.
Agora para calcular o CMV dividimos o CUSTO TOTAL pelo preço de venda e multiplicamos por 100.
CMV = (CUSTO TOTAL / PREÇO DE VENDA) * 100
Assim temos o CMV do nosso prato e podemos saber se estamos tendo uma margem de lucro saudável com a sua venda.
Em caso de aumentos no preço dos ingredientes podemos calcular o nosso novo preço de venda para mantermos a nossa margem de lucro saudável.
CMV Geral do Período
Além do CMV por produto você também pode calcular o CMV do Período do seu restaurante.
Ele acaba sendo mais confiável, pois é calculado com base nos valores reais do seu estoque.
A forma para calcular o seu CMV do Período é:
CMV do Período = (estoque inicial do período)EI + (Compras)C - (estoque final) EF
Vamos supor que o seu estoque inicial do mês é de R$ 5.000, e que as compras ao longo do mês foram de R$ 10.000 e no final do mês ainda restaram R$ 4.000 no seu estoque.
E nesse mês você vendeu R$ 40.000.
Fazemos então: R$ 11.000 / 40.000 x 100 = 27,5%
CMV do Período = 27,5%
Nesse caso o CMV ficaria dentro da faixa recomendada 😃.
É recomendado calcular pelo menos uma vez por mês o CMV do seu delivery para garantir que a sua operação é um negócio lucrativo.
Dicas para Melhorar o CMV do seu Delivery
Caso o seu CMV esteja muito alto algumas das seguintes ações podem te ajudar:
- Negocie preços com fornecedores;
- Padronize as receitas – garantindo que todos os funcionários coloquem a mesma quantidade de cada ingrediente na confecção do prato;
- Controle rigorosamente o seu estoque – se necessário coloque câmeras de segurança e controle de entradas e saídas de insumo
- Reduza erros e desperdícios na produção
- Reduza devoluções de pedidos evitando erros no atendimento e atraso na entrega
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deveriam implantar o calculo de cmv no sistema
É uma boa sugestão Anderson. Está em nosso radar adicionar essa funcionalidade no sistema no futuro.