Marketing para Restaurantes

O Círculo Dourado – Diferencie seu Delivery

diferenciar delivery com circulo dourado

O Círculo Dourado é um conceito poderoso para você aplicar no marketing do seu delivery.

Com o crescente aumento no número de empresas focadas em delivery por conta da COVID-19, a concorrência que antes já era enorme no segmento alimentício, ficou ainda mais acirrada.

Para se destacar dentro de um mercado tão competitivo é indispensável buscar novas estratégias para diferenciar o seu negócio.

O que é o Círculo Dourado?

O Círculo Dourado (em inglês, Golden Circle) consiste em um conceito bem simples, criado por Simon Sinek em 2009.

Segundo Sinek o objetivo do “Círculo Dourado” é fazer com que as empresas e líderes sejam mais inspiradores.

Existem apenas duas maneiras de influenciar o comportamento humano: você pode manipulá-lo ou inspirá-lo.”

Se uma empresa não tem certeza do por quê seus clientes compram dela, normalmente estas empresas buscarão diversas formas de manipulação para vender.

Isso pode até garantir que o cliente compre uma vez, mas não a fidelidade dele.

Um cliente fiel muitas vezes sequer vai procurar por outras opções, ainda que o produto do concorrente seja mais barato, o cliente fiel, vai fechar negócio com você.

E ter um cliente fiel só é possível influenciando ele através da inspiração, e não da manipulação.

Mas o que Torna uma Empresa ou Líder Inspirador?

O “Círculo Dourado” mostra como essas empresas e líderes foram capazes de inspirar ação ao invés de manipular as pessoas para agirem.

O “Círculo Dourado” possui 3 camadas:

As empresas e líderes inspiradores também possuem uma característica em comum, eles começam pelo “Por quê?”, ou seja, de dentro para fora do “Círculo Dourado”:

Por quê?

De acordo com Sinek, o “Por quê” você faz o que faz é a mensagem mais importante e impactante que um líder ou empresa pode transmitir.

Poucas empresas e líderes conseguem transmitir o “Por quê” de fazerem “O que” fazem com clareza.

  • Qual o seu propósito em ter um delivery?
  • Qual a razão do seu negócio existir?
  • O que faz você levantar cedo todos os dias e trabalhar o dia inteiro em seu delivery?

Além de ganhar dinheiro, que é o objetivo final de qualquer empresa, o que te levou a abrir um delivery alimentício? De tantas opções existentes.

Como?

Compreender “Como” você faz os seus produtos exige que você tenha disciplina em manter todos os funcionários envolvidos no processo de maneira que eles saibam o motivo de estar em sua empresa.

Isso ajuda a garantir que suas pizzas, hambúrgueres, entre outros produtos tenham um padrão de qualidade impecável.

Saber “Como” também te proporciona um aumento na habilidade de contratar pessoas e fechar parcerias que vão trabalhar em prol daquilo que você acredita.

O que?

O que” você faz é o resultado do “por que” e de “como” você faz os seus produtos.

Toda empresa sabe o que faz, é muito fácil descrever seus produtos e serviços.

Como eu aplico esse conceito em meu negócio?

A maioria das empresas sabem o que fazem, algumas sabem como fazer, mas pouquíssimas sabem o por quê, o propósito de fazerem o que fazem.

A ideia é começar pelo “Por quê?”, descobrir o seu propósito, pensar em como alcançar esse propósito e depois descrever seus produtos.

Observe a Apple

A Apple é uma das maiores referências quando se trata de proṕosito.

Se a Apple fosse como a maioria das empresas e seu marketing se comunicasse de fora para dentro seria algo como:

“Fazemos ótimos computadores. São lindamente projetados, simples de usar e intuitivos para o usuário.Quer comprar um?”

Exemplo começando pelo POR QUE:

“Em tudo o que fazemos, acreditamos em desafiar o status quo. Acreditamos em pensar de modo diferente. A maneira como desafiamos o status quo é criando produtos lindamente projetados, simples de usar e intuitivos para o usuário. E o resultado disso são ótimos computadores. Quer comprar um?”

As pessoas são atraídas pelo propósito.

Observe a Domino’s Pizzaria

De maneira muito simples e objetiva, eles querem oferecer comida de qualidade de maneira rápida e com inovações tecnológicas.

A maneira que eles encontraram para levar esse propósito para as pessoas foi criando uma rede de fast food.

Sempre buscando inovações tecnológicas, eles foram uma das primeiras redes de fast food do mundo a ter seu aplicativo próprio para pedidos.

Hoje em dia é possível pedir de praticamente qualquer lugar, (até por emojis):

  • Aplicativo Próprio;
  • SMS;
  • Google Home;
  • Amazon Alexa;
  • Facebook messenger;
  • Twitter;
  • Slack;
  • Ford Sync;
  • Apple Watch;
  • Android Wear;
  • Samsung Smart TV;
  • etc.

Se quiser saber mais você pode acessar o link: https://anyware.dominos.com/

Eles iniciaram pelas pizzas, mas hoje é possível encontrar até sanduíches em seu cardápio.

Conclusão

O conceito do “Círculo Dourado” é uma ótima ferramenta para você definir o seu posicionamento no mercado, a cultura da sua empresa, e tomar decisões importantes durante o crescimento do seu negócio.

Comece hoje mesmo:

  • Pegue um papel e uma caneta;
  • Desenhe o Círculo Dourado com suas 3 camadas;
    • Por quê?
    • Como?
    • O que?
  • Comece respondendo pelo “Por quê?”;
    • Por quê você abriu um delivery?
    • O que te motiva a levantar cedo todos os dias?
    • Por quê seus clientes deveriam comprar de você?
    • O porquê vem de se olhar para trás. É um processo de descoberta, não de invenção.
  • Como?
    • Como sua pizza, hambúrgueres, etc deve ser feita?
    • O que diferencia o seu produto? Qualidade, preços baixos?
    • O que você faz para manter o padrão?
  • O quê?
    • Que produtos vocês oferecem?

Em vez de se perguntar:

“O que deveríamos fazer para competir?”

As perguntas devem ser:

“POR QUE começamos a fazer O QUE estamos fazendo e O QUE podemos fazer para reviver nossa causa considerando todas as tecnologias e oportunidades de mercado disponíveis hoje em dia?”

Caso tenha interesse em se aprofundar mais no conceito, recomendamos a leitura do livro Comece Pelo PorQuê.

1 Comentário

Escreva um Comentário